loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

MACEIÓ INICIA A VACINAÇÃO DE IDOSOS COM IDADE A PARTIR DE 83 ANOS

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem MACEIÓ INICIA A VACINAÇÃO DE IDOSOS COM IDADE A PARTIR DE 83 ANOS
-

Começou ontem a nova fase da vacinação conta a Covid-19 em Maceió. Idosos a partir dos 83 anos de idade passam a receber a primeira dose de imunizante nos postos de vacinação já estabelecidos da capital: nas áreas externas do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e Shopping Pátio, no bairro do Benedito Bentes, e sistema drive-thru no Estacionamento no Jaraguá, das 10h às 16h. O município recebeu mais 3.530 doses da Coronavac nessa segunda-feira (8). No ponto de vacinação do estacionamento do Jaraguá, o início da nova fase foi mais tranquilo do que o primeiro dia da fase anterior. Filas mais modestas de veículos se organizavam para passar pela triagem e aplicação da vacina. Após 11 meses de restrições devido a pandemia do coronavírus, familiares e idosos comemoram a chegada da sua vez na imunização. Elias Davi dos Santos, filho de Dona Maria José dos Santos, que completa 84 anos no mês de março, relatou o susto pelo qual a família passou quando Dona Maria testou positivo para Covid-19, em março do ano passado. “Foi um quadro complicado, quase perdemos ela. Hoje, ela veio porque fiz questão de dizer que precisava vim, para nós é um alivio tê-la imunizada”. Ele salientou que a família aguarda confiante a segunda dose para estar em paz com a saúde da idosa.

PRAZO

Na primeira fase da vacinação, que se encerrou na última quarta-feira (3), doses de duas vacinas, Coronavac e AstraZeneca, estavam sendo aplicadas nos postos da capital. Essa nova fase, no entanto, está operando apenas com doses da Coronavac.

A enfermeira Rosane Calheiros, uma das profissionais responsáveis pela aplicação da vacina, explica que a principal diferença para a população é o intervalo entre a primeira e a segunda dose, chamado de “aprazamento”, umas vez que os vacinados na primeira fase, com a vacina de Oxford, receberão a segunda dose do imunizante em um intervalo de 12 semanas, enquanto os vacinados hoje, com o imunizante do instituto Butantã, receberão já no primeiros dias do mês de março. “Os vacinados estão sendo bem instruídos quando a isso. Sabem que precisarão receber o reforço do medicamento que tomaram na primeira aplicação e do período de espera. Toda a logística de aplicação está pensada para essa demanda”, garante a enfermeira. Ela ainda destacou a importância desse momento para a vida de todos os envolvidos. “É muito gratificante estar aqui. Perdi um primo para Covid há 9 meses e é um prazer ver a felicidade de quem está recebendo a vacina. Ver que estou salvando vidas”, relata Rosane. Lentidão no avanço O progresso de 85 para 83 anos pode parecer curto, frente a ansiedade pelo andamento da fila da vacinação, mas a enfermeira Clécia Dias Palmeira, responsável supervisora do posto de vacinação do Estacionamento do Jaraguá, explicou a logística de avanço dos públicos alvo. “A partir do momento em que chegam as doses, a Secretária Estadual de Saúde (Sesau) se reúne com as secretárias municipais para organizar a demanda. O avanço da faixa etária é proporcional a quantidade de idosos calculada para receberem a primeira dose, pensando também na garantia da segunda, quando novas remessas forem sendo recebidas”, esclarece. Para aqueles que estão tendo a oportunidade de participar dessa nova fase, é gratificante ter chegado a sua vez na vacinação. Dona Grinaura Maria da Silva, de 83 anos, vê a esperança de viver sem as limitações impostas pela pandemia como sua maior satisfação. “Estou feliz demais, estou nervosa, presa em casa desde o início da pandemia. Graças a Deus chegou a minha vez”, comemora. De acordo com projeção populacional, Maceió conta com cerca de 3.350 idosos de 83 e 84 anos, mas indivíduos remanescentes da fase anterior ainda estão sendo recebidos.

IDOSOS ACAMADOS

O cadastro para a vacinação dos acamados desta faixa etária teve início nessa segunda-feira (8), pelo 3312-5589 ou e-mail [email protected]. Para validar o cadastro, é necessário apresentar nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Relacionadas