Cidades
PM ACABA COM FESTAS NO FIM DE SEMANA PARA COIBIR AGLOMERAÇÕES
Eventos ocorreram em Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel; no Clima Bom, população denunciou truculência da polícia


Para coibir aglomerações e evitar a proliferação do coronavírus, a Polícia Militar acabou com festas no fim de semana na região metropolitana de Maceió. Na noite de domingo, a PM encerrou uma festa em Marechal Deodoro, por descumprimento das normas de prevenção ao coronavírus. Vídeos mostram pessoas aglomeradas, sem máscaras e desrespeitando o distanciamento de segurança. De acordo com a PM, guarnições se deslocaram até a região, após o recebimento de uma denúncia anônima. Ao chegarem, constataram que a ocorrência tratava-se de uma festa com aglomeração. No local, os policiais verificaram a existência de aglomeração de pessoas, havendo o descumprimento do distanciamento mínimo de 1,5 m. A festa era privada, e os participantes não utilizavam máscaras de proteção. Em meio à situação, a festa foi encerrada, com os convidados dispersados. Já o responsável pelo evento foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil (PC), para a realização dos procedimentos cabíveis.
No sábado (13), militares também acabaram com uma festa clandestina na Barra de São Miguel, em Alagoas. Cerca de mil pessoas participavam do evento, que desrespeitou as medidas de segurança, a fim de frear a pandemia da Covid- 19.
Conforme consta no relatório do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), as guarnições verificaram a estrutura de eventos com convidados, banda de música ao vivo, luz, tendas, bares com bebidas alcoólicas e banheiro químico. Além disso, os participantes portavam pulseiras que comprovariam a entrada no evento, cujos valores eram de R$ 150 (homens) e R$ 20 (mulheres).
TRUCULÊNCIA
A população do bairro do Clima Bom, na parte alta de Maceió, ficou revoltada com uma ação truculenta realizada pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) com o objetivo de acabar com uma festa de aniversário que estava sendo realizada em uma casa. O fato teria ocorrido na noite de domingo (14). Imagens recebidas pela Gazeta mostram que havia criança no local e que os militares chegaram a efetuar disparos de bala de borracha contra os participantes do evento. Também é possível ver os militares gritando com os presentes e os obrigando a entrar na casa onde ocorria a comemoração.
“FATO ISOLADO”
Após a repercussão nas redes sociais sobre os métodos usados por policiais militares em abordagens na periferia e nas áreas nobres, em nota, a Polícia Militar (PM) informou que a postura dos agentes durante ação no Clima Bom, em Maceió, foi um caso isolado.
“É importante destacar que desde o início do período Carnavalesco a PM já atendeu centenas de ocorrências em relação à perturbação do sossego alheio, bem como ocorrências de descumprimento do Decreto estadual de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, e a ação ocorrida no bairro do Clima Bom foi um fato isolado, e que a corporação quando for notificada oficialmente acionará sua Corregedoria para abertura de procedimento administrativo para que se apure as circunstâncias do caso”, informou o documento..