app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

AL RECEBERÁ NOVAS DOSES DA CORONAVAC NA PRÓXIMA SEMANA

Ministério da Saúde anunciou envio de novos lotes da vacina na próxima quarta-feira

Por tatianne lopes | Edição do dia 18/02/2021 - Matéria atualizada em 18/02/2021 às 04h00

O Ministério da Saúde (MS) deve enviar, na próxima quarta-feira (24), uma nova remessa de doses da CoronaVac para Alagoas. A informação foi repassada aos governadores de todo o Brasil durante uma reunião com o ministro Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (17). Serão 53 milhões de doses para todo o País, nos meses de fevereiro e março. O quantitativo para o Estado ainda não foi repassado pelo MS.

O plano de vacinação, com o próximo público-alvo, ainda vai ser divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ainda na reunião, os governadores discutiram com o ministro o cronograma de vacinação, as prioridades no combate à Covid-19 e solicitaram apoio do Governo Federal para o enfrentamento da doença nos estados. Além disso, segundo o governo, vacinar toda a população, começando pelos profissionais de saúde e idosos, é importante para tirar a pressão do sistema de saúde. “O ministro disse a todos os governadores que, até dezembro deste ano, 450 milhões de doses devem ser distribuídas para o Brasil. Ainda hoje, o ministério deve disponibilizar o cronograma para os próximos dois meses”, afirmou Renan Filho (MDB).

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

O Brasil completou um mês de vacinação nesta quarta-feira, mas o número de imunizados ainda é considerado baixo para as autoridades de saúde. Em Alagoas, apenas 2,29% da população foi vacinada até o momento. Na terça-feira (16), o Ministério da Saúde assegurou mais 54 milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, que com outras 46 milhões, desse imunizante já contratadas, permitirá distribuir aos estados, ao longo do ano até setembro, 100 milhões da vacina, conforme contrato assinado pelo Instituto Butantan. Além da Coronavac, o País receberá até dezembro de 2021 mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility. Outro fornecedor de imunizantes contra o novo coronavírus é a Fundação Oswaldo Cruz, com quem estão contratadas mais 222,4 milhões de doses que começaram a ser entregues no mês passado.

CRONOGRAMA

Na reunião com os governadores, o ministro Pazuello afirmou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho. Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No encontro, de acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, Pazuello apresentou cronograma de entrega; quantidade de doses; e contratos para aquisição de mais imunizantes. Segundo a pasta, as próximas entregas vão acontecer ainda em fevereiro: 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia; 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Em março, conforme o ministério, são aguardadas 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O Ministério da Saúde informou que existe a expectativa de que contratos de aquisição dessas vacinas aconteça ainda nesta semana.

Mais matérias
desta edição