Pandemia
SOBREVIVENTE DA GRIPE ESPANHOLA RECEBE 1ª DOSE DE ASTRAZENECA
Natural de Garanhuns, Maria Ana da Silva, de 113 anos, tinha pouco mais de 10 anos quando a pandemia de gripe assolou o planeta


Sobrevivente a uma das maiores pandemias da história – a gripe espanhola, de 1918 –, a idosa Maria Ana da Silva, de 113 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na tarde dessa segunda-feira (22), no bairro Teotônio Vilela, em Arapiraca, Agreste do estado. A centenária recebeu, ao lado da filha, a equipe de vacinação em sua residência. Ela é moradora da região há mais de 70 anos.
“Ficamos muito surpresos e felizes ao mesmo tempo, ao encontrarmos uma pessoa com uma idade tão avançada e, acima de tudo, uma mulher forte sobrevivendo a tanta coisa que acontece nos dias atuais”, afirmou a enfermeira Gisele Miranda, integrante da equipe que vacinou a idosa. Nascida em 18 de dezembro de 1907, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, Maria tinha pouco mais de 10 anos quando a pandemia de gripe espanhola estourou ao redor do mundo. 101 anos após o fim dessa pandemia, em 1920, após infectar cerca de 500 milhões de pessoas – um quarto da população mundial na época –, a idosa se tornou símbolo da campanha de imunização contra a Covid-19 no município. “Lúcida, tranquila e sorridente, e´ exemplo de luta e vitórias. Sobreviveu à gripe espanhola e, agora, na pandemia do coronavírus, renova a esperança na vida, aceitando a vacinação. Se tiver algum idoso por aí´ com alguma dúvida sobre a imunização contra o coronavírus, mostre a confiança dessa mulher”, diz trecho de uma publicação desta terça-feira (23), no perfil oficial da Prefeitura de Arapiraca.
CAMPANHA
Desde o dia 21 de janeiro, a vacinação de profissionais de saúde e de idosos que fazem parte do grupo prioritário está sendo realizada em Arapiraca. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, a enfermeira Mônica Suzy, todos os idosos da zona rural já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford. Com informações da assessoria.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.