loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Doação

ESTOQUE DE SANGUE NO HEMOAL É CRÍTICO

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta atualmente com somente 135 bolsas de sangue
Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta atualmente com somente 135 bolsas de sangue -

Com o agravamento da segunda onda da pandemia causada pelo Covid-19, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta atualmente com somente 135 bolsas de sangue, o que corresponde apenas a 45% do estoque desejado, uma vez que a quantidade mínima deveria ser de 300 bolsas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A assistente social do órgão Renata Ferreira afirma que mesmo seguindo todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, os doadores estão com medo de sair de casa para ir ao Hemoal.

“Desde o início do ano a gente vem lutando para que o nosso estoque fique adequado, mas as pessoas estão com dificuldade e com medo de sair de casa, mesmo a gente orientando que o Hemoal está tomando todas as medidas de prevenção. Estamos evitando aglomerações e aferindo a temperatura na recepção, fazendo agendamentos por telefone, higienizando todas as cadeiras”, declarou Renata.

Embora a situação crítica do baixo estoque de bolsas de sangue tenha sido causada pela ausência dos doadores, o aumento na demanda de pacientes também piorou o quadro. “Alguns pacientes que estão em estado crítico por conta da doença estão precisando receber sangue”, afirma a assistente social.

“Há momentos em que só a transfusão de sangue pode salvar a vida de um paciente. E se alguém vier a precisar de uma tipagem sanguínea que não se tenha disponível, não é possível comprar em nenhuma farmácia, uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente. Por isso, apenas a solidariedade das pessoas é capaz de manter o estoque do Hemoal estabilizado para atender a demanda transfusional”, salienta a médica Verônica Guedes, gerente responsável pelo órgão.

Como estratégia para driblar a baixa no estoque, a Sesau tem utilizado as redes sociais para alertar sobre a importância da doação de sangue e convidar a população a prestar esse ato de solidariedade. “Acreditamos que toda pessoa consciente já sentiu a vontade de ajudar alguém, de praticar um gesto solidário. Então, por que não incluir a doação de sangue como uma ação a ser praticada anualmente?”, incentiva a médica. Além disso, os doadores regulares cadastrados também estão sendo convocados por telefone, já que a frequência de visitas para doação caiu com a piora da pandemia. As doações regulares feitas por homens podem ser realizadas a cada dois meses, enquanto para as doadoras mulheres o intervalo deve ser de três meses.

QUEM PODE DOAR

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, estar bem de saúde, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, nem fumado pelas últimas duas e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior à doação. Fora isso, o candidato a doador precisa estar de máscara e apresentar um documento oficial com foto.

Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem aguardar 30 dias após se recuperarem da doença para estarem aptos a doação. Doadores imunizados com a CoronaVac contra a covid-19 podem doar 48 horas depois de receber a vacina, e os imunizados com a AstraZeneca precisam esperar sete dias.

Caso esteja em Maceió, o voluntário pode comparecer à Unidade Trapiche, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Ainda na capital alagoana, é possível se candidatar à doação sanguínea na Unidade Farol, que funciona no Hospital Veredas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Mas, se estiver no interior, o candidato à doação de sangue pode comparecer à Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Relacionadas