app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5886
Cidades Devido à pandemia, programação da Semana da Paixão será adaptada em Alagoas

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA TEM RESTRIÇÕES E CERIMÔNIAS ONLINE

Pandemia do novo coronavírus igrejas repensarem a representação da última semana de Cristo

Por Clariza Santos | Edição do dia 27/03/2021 - Matéria atualizada em 27/03/2021 às 04h00

Pelo segundo ano, a Semana Santa será diferente. Isso devido à pandemia da Covid-19. De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Maceió, as missas devem acontecer com a restrição de 30% de participação dos fiéis e até às 20h30, devido ao toque de recolher que acontece às 21 horas. Com relação a Igreja Batista do Pinheiro, os fiéis vão acompanhar a última Semana de Jesus, totalmente online. No domingo, dia 28 de março, acontece o Domingo de Ramos. Não haverá procissão em nenhuma das igrejas, ainda segundo a Igreja Católica, apenas a celebração respeitando a limitação e o distanciamento. Na quarta-feira, 31, a partir das 19 horas, o Ofício das Trevas. Na quinta-feira, abrindo o mês de abril, a tradicional missa de lava pés e translado. Com relação a este ano, a Igreja não informou como será. Na sexta-feira, 2 de abril, acontece o ofício da agonia e Paixão do Senhor, das 12 horas às 15 horas. Já no sábado, Celebração da Vigília Pascal, às 19 horas. No domingo, das 9h às 17 horas, acontece a celebração da Páscoa do Senhor. De acordo com a instituição, a celebração da Missa dos Santos Óleos na quinta-feira pela manhã foi transferida para outra data. O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, informou que todas as paróquias do território arquidiocesano devem seguir as determinações do decreto estadual e o protocolo sanitário estabelecido pela igreja. A igreja também seguirá as regras da fase vermelha, que determina que o local receba 30% de fiéis. Será permitida a entrada de pessoas mediante agendamento na secretaria da igreja. Álcool em gel, distanciamento social, aferição da temperatura e uso da máscara serão obrigatórios nos locais.

'A IGREJA TÁ ON'

Já a Igreja Batista do Pinheiro (IBP), em respeito a pandemia, vai promover uma semana de encontros totalmente à distância, apenas com os pastores e o grupo de louvor na instituição, no domingo pela manhã. "Em total e absoluto distanciamento social desde o início da pandemia, estamos apenas transmitindo o culto online", disse o pastor-líder da Igreja, Wellington Santos. Além da pandemia, a Igreja sofre com a dificuldade do bairro do Pinheiro, devido às rachaduras provocadas pela extração da salgema, da Braskem.

A semana da Paixão da Ressurreição será transmitida pelo Google Meet. A igreja vai remontar a última semana de Jesus, que foi organizada pela pastora Odija. "No atual momento de dor e sofrimento que enfrentamos no Brasil e no mundo, a presença do Crucificado que foi ressuscitado, nos reconforta e nos enche de fé e esperança”, diz trecho da carta de apresentação da Semana, que foi enviada à Gazeta, pelo pastor Wellington. A programação acontece até o sábado e, no domingo de Páscoa acontece o grande culto de encerramento da semana. "Mediante a esse cenário, lamentavelmente de fome, resultado desse desgoverno que não tem sentimento e compaixão com os filhos e filhas desse país, começamos a enfatizar a solidariedade e a partilha", diz. A memória da última semana de Jesus de Nazaré guardada pelas primeiras comunidades cristãs narrada nos Evangelhos, ainda conforme as informações da IBP, permite-nos reviver os últimos eventos que prepararam a Páscoa de Jesus, em sentimento de comunhão com as dores e sofrimentos do mundo, abrindo nossos olhos para mensagem de esperança revolucionária escondida na cruz e na ressurreição.

Mais matérias
desta edição