app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Cidades A companhia aérea Azul iniciou a distribuição dos kits nessa segunda-feira (29)

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENVIA TRÊS TONELADAS DE MEDICAMENTOS A AL

Governo informou que garantiu mais de 2,8 milhões de unidades após diversos acordos com indústria

Por Gazetaweb | Edição do dia 31/03/2021 - Matéria atualizada em 31/03/2021 às 04h00

O ‘kit intubação’ disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) deve chegar ao estado, no final desta semana, entre sexta (2) e sábado (3). A informação foi repassada pela assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL). As três toneladas de medicamentos necessários para tratamento de pacientes com Covid-19 também serão enviadas para outros 18 estados e o Distrito Federal. A companhia aérea Azul iniciou a distribuição nessa segunda-feira (29). Os medicamentos são levados no porão das aeronaves, em voos comerciais da empresa. O primeiro voo saiu às 9h30 de Campinas e chegou às 12h15 em Teresina (PI). São previstos 32 voos. Na semana passada, a Azul contabilizou envio de quatro toneladas para 25 estados. O Ministério da Saúde informou que garantiu mais de 2,8 milhões de unidades após diversos acordos fechados com indústrias farmacêuticas, nos últimos dias.

Os medicamentos que compõem o “kit intubação” são: bensilato de atracúrio; midazolam; bensilato de cisatracúrio; morfina; cloridrato de dexmedetomidina; norepinefrina; cloridrato de dextrocetamina; propofol; diazepam; rocurônio; epinefrina; suxametônio; etomidato; remifentanil; fentanila, sal citrato; alfentanil; haloperidol; sufentanil; Lidocaína cloridrato; Enoxoparina; Heparina não fracionada (suína e bovina ); Imunoglobulina; pancurônio.


DESTINOS:

Piauí Ceará Amapá Goiás Amazonas Paraíba Pará Alagoas Pernambuco Rio Grande do Norte Acre Roraima Mato Grosso Mato Grosso do Sul Santa Catarina Espírito Santo Bahia Maranhão Rondônia Distrito Federal

Na última quinta-feira (25), a empresa União Química começou o envio dos medicamentos que foram acordados com o MS. O primeiro lote, com 165 mil sedativos, de um total de 1,4 milhão de unidades, chegou ao depósito de Guarulhos/SP. Em outros acordos, a empresa Cristália firmou compromisso de enviar 1,2 milhão de medicamentos, e a Eurofarma se comprometeu a enviar 212 mil unidades. As entregas já começaram e devem se estender ao longo dos próximos dias.

Os acordos respeitam a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do país, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões de maior risco de desabastecimento. Em meio ao quantitativo de medicamentos disponível, a distribuição é feita de acordo com o Consumo Médio Mensal informado pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Assim que todas as entregas chegam aos estados e Distrito Federal, é de responsabilidade dos gestores locais a organização e distribuição dos medicamentos aos municípios, conforme as demandas.

A companhia aérea Azul iniciou a distribuição dos kits nessa segunda-feira (29)
A companhia aérea Azul iniciou a distribuição dos kits nessa segunda-feira (29) - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição