O Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, amanheceu com grande movimento na manhã desta quinta-feira (1º). A quantidade de pessoas se espremendo nos corredores apertados do espaço chamou a atenção de quem vê, pela despreocupação dos consumidores com a regra de distanciamento social.
Ainda pela manhã, a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) esclareceu que estava trabalhando para conter o alto fluxo de pessoas registrado na manhã desta quinta-feira (1°), no Mercado da Produção, em razão da Semana Santa.
Como de costume, o consumidor deixou para comprar o pescado da Semana Santa de última hora, gerando aglomerações, com o aumento do fluxo de pessoas que foram, ao mesmo tempo, ao Mercado da Produção, nesta quinta-feira. Após registrar intenso fluxo da pessoas no Mercado da Produção nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Maceió decidiu controlar o acesso dos consumidores ao local nesta Sexta-feira Santas (2), quando o local funcionará com os portões de acesso reduzidos, contando com controle de entrada e saída, para que não haja grandes aglomerações. Nesta quinta-feira, foi grande o movimento de pessoas no Mercado, o que fez com que o município precisasse fechar os portões pelo tempo de uma hora, até que o fluxo de consumidores diminuísse. Vale ressaltar que, com o objetivo de evitar aglomerações, foi ampliado o horário de atendimento durante a Semana Santa, que vai de hoje (1°) até domingo (4). O Mercado da Produção funciona nesta sexta-feira, das 4h às 16h, e no sábado, das 5h às 14h, garantindo acesso à tradição com maior horário de atendimento. Também foram reforçadas as medidas, como fiscalização, distribuição de máscaras, aferição da temperatura, conscientização dos comerciantes e comunidade. A ação integra a Operação Páscoa, um trabalho integrado vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Serviço Social (SEMSCS), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES) e Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Covid-19 “Com a Operação Páscoa, um trabalho integrado vem sendo realizado. A ação conta com fiscalização, distribuição de máscaras, conscientização dos comerciantes e comunidade. Medidas para atender a demanda da população também foram adotadas, como extensão do horário de funcionamento e equipes presentes no local para controlar o acesso”, informou a Prefeitura, em nota.