app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Cidades Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 479.860 vacinas desde janeiro deste ano

COVID: DESACELERAÇÃO DEVE OCORRER COM 25% DA POPULAÇÃO VACINADA

Na avaliação do infectologista Fernando Maia, é possível que até o fim do ano o percentual de vacinados no Brasil chegue a 80%

Por regina carvalho | Edição do dia 03/04/2021 - Matéria atualizada em 03/04/2021 às 04h00

No atual ritmo de transmissão da Covid em Alagoas e no Brasil, somente quando 25% a 50% da população for vacinada pode ser percebida a desaceleração da pandemia e com 80% de imunização poderá haver controle da doença. Essa é a avaliação do infectologista Fernando Maia, que vê a quantidade de doses distribuídas aos estados ainda insuficientes.

Na avaliação do médico, é possível que até o fim do ano o percentual de vacinados no Brasil chegue a 80%. “Só vamos perceber que surtiu algum efeito quando tivermos mais pessoas vacinadas. Até agora está lento. É importante acelerar”, analisa o médico, que atua na linha de frente de combate à Covid desde o ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até a última quinta-feira (01), 309.925 doses de vacinas contra o vírus foram aplicadas em Alagoas. Desse total, 60.804 pessoas foram imunizadas com as duas doses e 249.121 já receberam ao menos a primeira. Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 479.860 vacinas desde janeiro deste ano. A atualização é feita por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Monitoramento do G1, que atualiza diariamente o número de doses aplicadas, mostra que menos de 7% da população de Alagoas recebeu a primeira dose e menos 2% a segunda dose. O Mato Grosso do Sul tem o melhor desempenho com 3,3% totalmente imunizados. Fernando Maia lamentou, ainda, o balanço feito pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) que apontou que mais de 1,1 mil deixaram de tomar a segunda dose contra a Covid na capital. O Ministério da Saúde já alertou que o reforço da vacina - no caso a aplicação da segunda dose - aumenta a resposta imunológica. Alagoas recebeu mais 80 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira (31) e iniciou a distribuição para os municípios. A capital deve receber por volta de 24 mil. A Prefeitura de Maceió anunciou que já foram vacinados 3.005 dos 3.156 idosos acamados cadastrados, o que corresponde a 95% desse grupo prioritário.

Mais matérias
desta edição