loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Pandemia

COVID: DESACELERAÇÃO DEVE OCORRER COM 25% DA POPULAÇÃO VACINADA

Na avaliação do infectologista Fernando Maia, é possível que até o fim do ano o percentual de vacinados no Brasil chegue a 80%

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 479.860 vacinas desde janeiro deste ano
Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 479.860 vacinas desde janeiro deste ano -

No atual ritmo de transmissão da Covid em Alagoas e no Brasil, somente quando 25% a 50% da população for vacinada pode ser percebida a desaceleração da pandemia e com 80% de imunização poderá haver controle da doença. Essa é a avaliação do infectologista Fernando Maia, que vê a quantidade de doses distribuídas aos estados ainda insuficientes.

Na avaliação do médico, é possível que até o fim do ano o percentual de vacinados no Brasil chegue a 80%. “Só vamos perceber que surtiu algum efeito quando tivermos mais pessoas vacinadas. Até agora está lento. É importante acelerar”, analisa o médico, que atua na linha de frente de combate à Covid desde o ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até a última quinta-feira (01), 309.925 doses de vacinas contra o vírus foram aplicadas em Alagoas. Desse total, 60.804 pessoas foram imunizadas com as duas doses e 249.121 já receberam ao menos a primeira. Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 479.860 vacinas desde janeiro deste ano. A atualização é feita por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Monitoramento do G1, que atualiza diariamente o número de doses aplicadas, mostra que menos de 7% da população de Alagoas recebeu a primeira dose e menos 2% a segunda dose. O Mato Grosso do Sul tem o melhor desempenho com 3,3% totalmente imunizados. Fernando Maia lamentou, ainda, o balanço feito pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) que apontou que mais de 1,1 mil deixaram de tomar a segunda dose contra a Covid na capital. O Ministério da Saúde já alertou que o reforço da vacina - no caso a aplicação da segunda dose - aumenta a resposta imunológica. Alagoas recebeu mais 80 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira (31) e iniciou a distribuição para os municípios. A capital deve receber por volta de 24 mil. A Prefeitura de Maceió anunciou que já foram vacinados 3.005 dos 3.156 idosos acamados cadastrados, o que corresponde a 95% desse grupo prioritário.

Relacionadas