loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

CHUVAS PROVOCAM DESLIZAMENTOS E ALAGAMENTOS EM MACEIÓ

Segundo a Defesa Civil, cidade tem 575 pontos críticos; órgão monitora as áreas de risco

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 15 de abril de 2021
Casa caiu após as fortes chuvas na Grota da Alegria, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 15 de abril de 2021 Casa caiu após as fortes chuvas na Grota da Alegria, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Segundo dados fornecidos pela Defesa Civil de Maceió, em decorrência das fortes chuvas da última semana, até essa quinta-feira (15) o município conta 575 pontos de atenção para possíveis deslizamento de barreiras, queda de árvores, alagamentos, que ocorre quando as galerias subterrâneas não comportam o alto volume de água, e inundação, quando os rios superam a capacidade de armazenamento e transbordam em seu entorno.

Além disso, apenas nesta quinta-feira foram registradas 83 ocorrências de deslizamento de solo e rochas na capital alagoana. Entre os bairros mais afetados estão Benedito Bentes com 24 registros, Jacintinho com 14 e Feitosa com 9 ocorrências, sendo uma delas a queda de uma árvore na Ladeira da Moenda, que ficou interditada e precisou da ação do Corpo de Bombeiros para liberar a via. Na Grota da Alegria, no bairro do Benedito Bentes, uma casa desabou após ser atingida pelo deslizamento de barreira. A casa foi destruída por completo e outras na mesma rua foram afetadas pela lama e estão sob risco de serem danificadas caso haja nova movimentação nas encostas. A Grota da Alegria está localizada na parte alta de Maceió, uma das mais afetadas pelo forte volume de chuvas.

O prefeito JHC comunicou que está sendo instalada, na Defesa Civil, uma sala de situação em conjunto com as pastas integradas para atuar durante a fase emergencial provocada pelas chuvas, assim como já foram divididas as escolas por região para receber as famílias em possíveis casos de remoção das áreas de risco.

A Defesa Civil de Maceió informou que está monitorando as áreas e apurando dados e medidas a respeito da população afetada pelos danos causados pela chuva. “Nas últimas 24h, Maceió já registrou um volume aproximado de 150 mm de chuvas e o risco de transbordo nos pequenos riachos e de movimentação de massas é grande. Isso mantém a Defesa Civil em alerta”, explicou o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

Relacionadas