Cidades
DURANTE PANDEMIA, CASA DE PASSAGEM S. VICENTE DE PAULO ABRIGA 340 PESSOAS
Recém-chegados fazem teste para detecção da Covid antes de entrar na casa e devem seguir regras


Com a segunda onda da pandemia de Covid-19, mais pessoas em situação de rua estão buscando abrigo em casas de passagem, como a São Vicente de Paulo, que atualmente acolhe 340 cidadãos. Segundo a Irmã Maria Joana, uma das responsáveis pela manutenção e organização do abrigo, todos os novos abrigados realizam o teste de coronavírus antes de entrarem na casa, como principal medida para evitar que o vírus invada a acomodação. Além disso, outros protocolos estão sendo seguidos em razão da pandemia, como a restrição na saída dos moradores. “Quando eles precisam ir ao banco sacar Bolsa Família ou Auxílio Emergencial, por exemplo, nós aproveitamos que existe uma agência da Caixa próxima ao abrigo e indicamos um de nossos voluntários para acompanhar a pessoa até o local, garantindo o uso da máscara e o retorno para casa sem colocar ninguém em risco”, contou a Irmã Maria Joana. Mesmo assim, com as medidas seguidas pela casa de passagem, nem todos os abrigados conseguem permanecer no local até que uma oportunidade melhor surja. Motivados pelo vício, o retorno para as ruas acaba acontecendo. “Existe uma resistência de alguns, até porque muitos são usuários de drogas e como nós somos uma casa de passagem e não de reabilitação, não temos como tratar a questão do vício. Além disso, somos uma instituição católica e não permitimos que eles tragam e nem façam uso de drogas dentro da residência, então alguns acabam resistindo ao vício e indo embora”, comentou a Irmã Maria Joana.
ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA CASA
De todo modo, para manter a organização, os moradores são acomodados por alas, tendo espaços exclusivos para pessoas casadas e com filhos, para as mulheres solteiras, para mulheres trans e para os idosos e pessoas mais debilitadas. Segundo a Irmã, atualmente a casa abriga cinco crianças e uma mulher gestante.
Outra ação essencial para manter o funcionamento da casa são as doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza. As doações podem ser entregues na própria sede da casa de passagem São Vicente de Paulo, localizada na rua Barão de Jaraguá, nº 176, no bairro do Jaraguá, em Maceió.