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Nº 5831
Cidades

Educa��o entrega kits para realiza��o do Enem

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) deu o pontapé inicial, ontem pela manhã, no Exame Nacional de Ensino Médio 2002 (ENEM), com a distribuição dos kits para a realização do exame, tanto para os alunos das escolas da rede pública, quanto da rede priva

Por | Edição do dia 10/04/2002 - Matéria atualizada em 10/04/2002 às 00h00

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) deu o pontapé inicial, ontem pela manhã, no Exame Nacional de Ensino Médio 2002 (ENEM), com a distribuição dos kits para a realização do exame, tanto para os alunos das escolas da rede pública, quanto da rede privada. “O Enem continua sendo um exame de caráter voluntário, mas consideramos que tanto para o ensino médio como para o aluno tem um significado especial, pois permite que ele faça sua autoavaliação, o que lhe ajuda a refletir sobre suas escolhas futuras nos estudos e no campo profissional”, observou a gerente do programa de Ensino Médio da SEE, Cícera Justino Montenegro. Ainda segundo ela, o exame permite que haja uma melhor estrutura no sistema de avaliação da educação básica, além de favorecer uma complementação nos exames vestibulares. “Inclusive, algumas empresas já utilizam os resultados do Enem nos seus processos de seleção”, considerou. A avaliação permite trabalhar as competências e habilidades necessárias para os alunos de-senvolverem sua inteligência e raciocínio. Em função disso, ela explica que o Enem é importante para as escolas públicas, pois, como trabalha essas duas vertentes, pode-se refletir melhor sobre o desempenho dos alunos. “Com isso, os professores também podem refletir sobre suas práticas docentes, sobre o trabalho que desenvolvem nas salas de aula”, explicou, acrescentando que todas as escolas públicas da rede estadual participam do Enem, que cada vez mais ganha adesão das escolas privadas. Cícera Montenegro afirmou que algumas mudanças já foram feitas no âmbito das escolas públicas, desde a existência do exame. “A secretaria procurou dar um maior investimento na capacidade e qualificações, tanto do pessoal docente como do pessoal técnico, trabalhando com as competências e as habilidades dos estudantes, com a realização de projetos articulados”, finalizou.

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