A vacinação da segunda dose com a CoronaVac foi retomada em Maceió, nesta quarta-feira (5), para as pessoas que deveriam ter recebido o imunizante no dia 27 de abril. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de nota enviada à imprensa. Por outro lado, o órgão revelou que o quantitativo de CoronaVac em estoque ainda é baixo e que, até a manhã desta quarta-feira, não tinha recebido mais doses do Governo do Estado.
PROBLEMA
No dia 25 de abril, a Prefeitura de Maceió suspendeu, pela primeira vez, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac em Maceió. À época, o município informou que o Estado só havia repassado 8.790 doses para a capital, que precisava de 26.510.
Ainda no domingo (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) informaram que decidiram, conjuntamente, estender o prazo para aplicação da segunda dose da CoronaVac, passando de 21 para 28 dias – o que, segundo o órgão, é permitido pelo fabricante do imunizante e está previsto na bula da vacina. Já no começo desta semana, o Município informou que as doses da referida vacina acabaram, de novo, nos oito postos de vacinação da cidade, afetando as pessoas que estavam com data da segunda dose prevista para o dia 26 de abril em diante. Após receber um quantitativo, a prefeitura liberou, portanto, o público que deveria ter recebido o imunizante até o dia 27.