Sexo
AL TEM O MAIOR ÍNDICE DE PESSOAS ACIMA DE 18 ANOS QUE NÃO TRANSAM
Levantamento do IBGE mostra que o grupo com menor percentual de atividade sexual é o dos jovens com idade entre 18 e 29 anos


Alagoas é o estado brasileiro com maior percentual de pessoas acima de 18 anos que nunca tiveram relação sexual. Os dados, referentes ao ano de 2019, apontam que 11,5% da população alagoana nunca manteve relação sexual. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre todos os estados do País, Alagoas é o único que tem percentual de atividade sexual de sua população abaixo da casa dos 90%. Entre os alagoanos acima de 18 anos, 88,5% disseram que já mantiveram relação sexual alguma vez na vida. A taxa nacional é de 93,9%. O maior percentual foi registrado no Rio Grande do Sul, com 96,1%. Em números absolutos, dois milhões cento e vinte mil alagoanos acima de 18 anos disseram já ter feito sexo. Quando analisados os grupos de idade, a pesquisa mostra que, em Alagoas, o grupo com menor percentual de atividade sexual é o dos jovens com idade entre 18 e 29 anos. Isso porque, 78,4% deles disseram que já tiveram alguma relação sexual ao menos uma vez na vida. Esse é também o menor percentual do Brasil para este grupo de idade. O grupo de idade em Alagoas que possui o maior percentual de pessoas que revelaram já ter praticado alguma atividade sexual é o de 30 a 39 anos, com 92,9%. Novamente é o menor percentual do Brasil para esse grupo específico. Entre os idosos, 91,7% disseram já ter feito sexo, o segundo menor percentual do Brasil, maior apenas que os 89,9% do Rio de Janeiro. A pesquisa aponta ainda a idade média da iniciação sexual das pessoas, que em Alagoas é de 17,4 anos. Contudo, esse cenário pode ser diferente dependendo do recorte. Isso porque, enquanto as pessoas sem instrução em Alagoas começam a atividade sexual aos 16,7 anos, os que possuem ensino superior iniciam aos 19 anos. Pessoas pretas iniciam a vida sexual em Alagoas aos 16,5 anos, já os brancos começam aos 17,8. Pobres iniciam aos 16,3 anos, já os ricos começam aos 18,8 anos.
DADOS NACIONAIS
No Brasil, 93,9% das pessoas de 18 anos ou mais de idade informaram que tiveram relação sexual pelo menos uma vez na vida. A proporção de homens que afirmaram terem tido relação sexual alguma vez na vida (94,8%) foi superior ao percentual observado para as mulheres (93,0%). Entre os jovens de 18 a 29 anos, 88,3% tiveram relação sexual alguma vez na vida, taxa que sobe para 93,2% entre a população com 60 anos ou mais. A idade média para a primeira relação sexual, na população de 18 anos ou mais de idade, foi estimada em 17,3 anos. A Região Norte tinha a menor idade média (16,4 anos) e a Sudeste tinha a maior (17,6 anos). Entre os homens, a idade média da primeira experiência sexual foi de 16,4 anos, inferior à das mulheres, 18,1 anos. A idade de iniciação sexual tende a aumentar com a renda familiar, variando entre 16,5 anos, na população com rendimento domiciliar per capita de até 1/4 do salário mínimo, a 18,1 anos, entre as pessoas com rendimento superior a 5 salários mínimos.