loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 02/10/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

Chuvas

CENTRO DISPARA ALERTA A 1,8 MIL MORADORES EM ÁREAS DE RISCO

O alerta da entidade nacional foi disparado pouco depois da meia-noite e durou o dia todo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
O município de Maceió deseja se tornar referência na contenção de encostas
O município de Maceió deseja se tornar referência na contenção de encostas -

Um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sinaliza para a possibilidade moderada de movimentação de encostas na capital devido às condições meteorológicas desta terça-feira (11). A previsão era de poderia chover até 31 milímetros, no intervalo de 1 hora, em Maceió, o que viria a afetar, diretamente, mais de 1,8 mil pessoas nas regiões mapeadas. O alerta da entidade nacional foi disparado pouco depois da meia-noite e durou o dia todo. A previsão do tempo indica continuidade das chuvas para esta quarta-feira (12) e de intensidade moderada. Há uma recomendação específica às áreas de risco mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil. Estima-se que 1.868 pessoas em 467 moradias estejam expostas ao perigo que foi alvo deste alerta. O Cemaden não descarta a possibilidade do deslizamento de barreiras, que pode impactar comunidades da periferia de forma moderada. Caso isto ocorra, a recomendação da autoridade nacional é que se coloque em prática o plano de contingência, o que inclui ações emergenciais a serem adotadas pela Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, um alerta também foi disparado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com risco de chuvas e rajadas de vento ao longo desta terça-feira. Ele garante que as equipes do Estado darão suporte aos municípios em caso de necessidade extrema. E faz um apelo para os condutores não estacionem os veículos embaixo de árvores. A força do vento pode derrubá-las sobre o automóvel.

PREVISÃO

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico, nesta terça-feira (11), com previsão de chuvas contínuas e rajadas de ventos em Alagoas que seguem até esta quarta-feira (12).

Segundo o aviso, as condições atmosféricas sobre o leste do Nordeste estão favoráveis a ocorrência de chuvas contínuas que podem gerar acumulados significativos, acompanhadas de rajadas de vento nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Baixo São Francisco, a partir da madrugada de hoje, podendo, no entanto, se estender até amanhã. Existe, ainda, a possibilidade de chuva leve intercalando com períodos de tempo seco nas outras regiões ambientais de Alagoas. Nestas regiões, existe risco moderado de movimentação de massa em áreas de encosta, por conta da saturação do solo e pequenos alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência na drenagem urbana. Até o momento, os principais rios e lagoas do estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento.

GEOMANTAS

Na segunda-feira (10), representantes da Prefeitura de Maceió foram ao Recife para se reunir com a Defesa Civil local e conhecer um procedimento de prevenção contra o deslizamento de encostas no qual a cidade é pioneira: a geomanta. O grupo trocou, ainda, experiências sobre o Programa Parceria, desenvolvido pela Prefeitura da capital pernambucana. O objetivo do grupo de Maceió foi presenciar, de perto, os resultados das intervenções feitas com o uso de geomanta. O procedimento serve para revestir superfícies e proteger o solo contra temporais em áreas sujeitas à erosão. Na oportunidade, o grupo visitou a Travessa Hidrolândia, no Alto José Bonifácio, onde observaram uma aplicação de geomanta feita em janeiro deste ano. Na segunda parada, conheceram a Rua Matará, na Mangabeira. Lá, presenciaram uma colocação de geomanta que já foi aplicada há seis anos e segue trazendo tranquilidade e segurança para, aproximadamente, 40 famílias da região. O produto tem durabilidade de até oito anos com perfeito funcionamento. “Vimos um vídeo de um líder comunitário de Maceió mostrando aplicação da geomanta aqui, e, pesquisando sobre o assunto, percebemos que Recife é uma cidade pioneira na prevenção de deslizamentos de encostas. Viemos conhecer a experiência do Recife e levaremos essa inovação para nossa cidade”, destacou o assessor especial do prefeito de Maceió, Robert Wagner. A última parada ocorreu no Morro da Conceição, onde o grupo de Maceió foi apresentado ao Programa Parceira, que consiste na junção de força entre população e Prefeitura. Nessa iniciativa, o poder público entra com o material e todo o suporte técnico e os moradores com a mão de obra. “É muito importante levar para outros lugares nossa experiência com esses programas que estão salvando muitas vidas aqui no Recife”, ressaltou a gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson.

Relacionadas