Saúde
PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO DÁ ORIENTAÇÃO PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR
.


O Dia Mundial Sem Tabaco foi celebrado nesta segunda-feira (31) e para conscientizar a população sobre a importância de largar o vício de produtos derivados do tabaco, como o cigarro, a Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer lançou uma cartilha para quem quer parar de fumar. Além disso, o Programa de Combate ao Tabagismo explicou como funciona o processo de tratamento e o papel da sociedade nessa luta.
Segundo a coordenadora do Programa em Alagoas, Vetrúcia Teixeira, considerando as difíceis fases de decisão e persistência a abstinência, contar com a ajuda de profissionais, família e grupos de amigos e do trabalho é fundamental. “A pessoa para aderir ao processo de cessação do uso dos delicados do tabaco precisa estar motivada e consciente da necessária disponibilidade para participar das etapas, que vão desde a convicta decisão de parar o uso aos sintomas implícitos pela abstinência de qualquer outra droga”, explicou.
Dessa forma, para as pessoas que estão destinadas a abandonar o vício do tabaco, todo o tratamento pode ser encontrado na rede pública de saúde e em qualquer lugar do país. São disponibilizados pelo SUS grupos de tratamento nas unidades de saúde e em alguns municípios em CAPS, coordenados por profissionais de equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, farmacêuticos, enfermeiras(os) assistentes sociais, psicólogos(as) e outros, devidamente capacitados para aplicar a metodologia cognitiva comportamental e apoio medicamentoso.
Além disso, Vetrúcia ressalta a importância das campanhas educativas e de conscientização, tanto para impedir que novas pessoas cedam ao vício em tabaco, quanto para incentivar aquelas que desejam parar de fumar. A coordenadora do programa pontuou que datas comemorativas pontuais são os grandes momentos para a realização desse esclarecimento para a população. “ Como no Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e no Dia Nacional do Câncer, em 27 de novembro. Aproveita-se também outras datas comemorativas para abordagens específicas dos danos à saúde causados pelo uso de produtos derivados do tabaco, por exemplo no dia Dia da Mulher, Dia da Criança e outros”, contou Vetrúcia.
O Programa de Controle do Tabagismo, que atua nos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal, funciona sob a Orientação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do INCA, pertencente ao Ministério da Saúde.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.