Interior
OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI SE APROXIMA DE 100%
.

Mesmo com o aumento do número de vagas na rede hospitalar e medidas mais restritivas, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid em Alagoas chegou a 93% no feriado de quinta-feira (3), sendo 97% no interior do estado e 90% em Maceió. De acordo com o boletim da ocupação de leitos, foram disponibilizadas 390 vagas para tratamento de pacientes mais graves e, dessas, 364 estavam ocupadas nesse feriado de Corpus Christi, sendo 165 das 170 no interior. Além de 199 das 220 disponibilizadas na capital.
“Vamos continuar com a ocupação de leitos alta porque não estamos cumprindo as medidas, ainda estamos sem usar máscaras e com aglomerações, infelizmente”, afirma o infectologista Reneé Oliveira. Em relação aos leitos com respiradores, 378 das 447 vagas abertas também têm pacientes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “O que percebemos nos hospitais é muita gente adulta jovem, com menos de 50 anos e obesas”, lamenta o infectologista, que reforça a importância de seguir as medidas de distanciamento e vacinação para conter a pandemia.
Alagoas conta, atualmente, com 1.428 leitos públicos exclusivos para Covid-19, 57 leitos intermediários, com 25% de ocupação e 981 leitos clínicos, que estão com ocupação em 59%. “Conseguimos estruturar 390 leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI] e já estamos com 364 pacientes internados e uma ocupação de 93% [dados do boletim de 16h de quinta-feira, 03]. Não vamos desistir de lutar pela vida dos alagoanos, mas, precisamos de ajuda porque a responsabilidade para combater o vírus é de todos nós”, declarou, nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.