loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Urbanismo

PARCERIA PODE ELIMINAR LÍNGUAS SUJAS DA ORLA DE MACEIÓ

Possibilidade da ação conjunta foi anunciada em reunião com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer e membros da Ademi

Ouvir
Compartilhar
As línguas sujas na capital alagoana estão com os dias contados, informa a Prefeitura
As línguas sujas na capital alagoana estão com os dias contados, informa a Prefeitura -

As línguas sujas na capital alagoana estão com os dias contados. Segundo o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ricardo Santa Ritta, a solução dos problemas nas praias de Maceió podem ser resolvidas através de uma Parceria Público-Privada. O secretário tem discutido junto à Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi - AL) uma parceria para valorização da orla com a adoção das estações elevatórias de drenagem. Estas estações realizam o tratamento de esgoto, e por tabela, promovem a melhoria da balneabilidade das praias urbanas da cidade. A possibilidade da ação conjunta foi anunciada em reunião com o secretário e membros da associação. Segundo dados do Grupo de Trabalho, formado a pedido do prefeito JHC, de Maceió, há onze estações elevatórias que tratam o esgoto e dão o devido encaminhamento aos efluentes que chegam dos empreendimentos e moradias da Orla Marítima. Dessas, apenas cinco estão em funcionamento. Com a Parceria Público-Privada com a Ademi-AL, além das onze existentes - que precisam ser recuperadas por conta das chuvas e dos efeitos da maresia ao longo do tempo -, mais seis devem ser instaladas na orla da capital.

“A Ademi-AL procurou a prefeitura e propôs executar este projeto tão importante para a cidade. A orla é o nosso principal cartão postal e com certeza a resolução deste antigo problema elevará ainda mais a competitividade do destino”, ressaltou o secretário.

A proposta apresentada está em fase de análise, pois o Executivo Municipal é quem deve criar o projeto base - ainda que os recursos financeiros venham da iniciativa privada. Para dar celeridade a essa demanda, a Gerência da Orla, coordenada pela Semtel junto à equipe do GT da prefeitura, tem realizado visitas técnicas para elaboração do projeto, orçamentos e viabilidade técnica. Segundo Santa Ritta, a resolução da balneabilidade das praias da capital beneficiará não apenas os visitantes, mas também o mercado imobiliário, a hotelaria e outros setores que compõem o Turismo de Maceió. “Com essa iniciativa, o destino ganhará ainda mais visibilidade e, consequentemente, aumentará a valorização imobiliária, a arrecadação de impostos e também a geração de empregos e renda para os maceioenses”, acrescentou o titular da pasta. Além da parceria com a Ademi, a chegada da BRK Ambiental, empresa que assume os serviços de água e esgotamento sanitário na cidade a partir de julho, também pode contribuir positivamente para o destino.

Relacionadas