app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

GOVERNO FEDERAL ENVIA PARA AL MAIS 63.610 DOSES DE VACINAS

Com a chegada do novo lote, Maceió amplia vacinação para pessoas com 50 e 51 anos

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 19/06/2021 - Matéria atualizada em 19/06/2021 às 04h00

Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS) nessa sexta-feira (18) uma nova remessa com 63.610 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 25 mil da CoronaVac e 38.610 da Pfizer. Com isso, o Estado passa a contemplar a imunização de pessoas com idades entre 50 a 52 anos. A nova remessa dos dois imunobiológicos foi recebida na sede do PNI/AL, no bairro Farol, em Maceió, onde foi cadastrada e acondicionada nas temperaturas indicadas por cada fabricante. Os imunizantes da CoronaVac ficam na câmara fria, armazenados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, enquanto as vacinas da Pfizer ficam congeladas em freezers, que marcam entre -25° e -15° Celsius. Após esse procedimento, os imunizantes são enviados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca. Com isso, as doses da CoronaVac e da Pfizer ficam à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para que possam ser retiradas. A retirada das doses só pode ser feita depois que as Secretarias Municipais de Saúde solicitarem as vacinas e os insumos no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Para a Central de Maceió, o agendamento é realizado pelo e-mail: [email protected] e, para a Central de Arapiraca, pelo e-mail: [email protected] .

Com a nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde, Alagoas recebeu 1.664.880 de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Com o quantitativo, foram aplicadas 1.180.462 de imunizantes, sendo 865.043 destinada à primeira dose (D1) e outras 315.419 para a segunda dose (D2).

AMPLIAÇÃO

Com a chegada de mais vacinas a Alagoas, Prefeitura de Maceió estará vacinando com a primeira dose um novo grupo de pessoas contra a Covid-19. Neste sábado (19) poderão se vacinar quem tiver 51 anos ou remanescentes das etapas anteriores. Já no domingo (20), poderão tomar a 1ª dose as pessoas com 50 anos ou quem é integrante de algum grupo chamado anteriormente. A imunização foi ampliada após o recebimento de 18.300 doses de vacina. Para garantir que todos sejam vacinados de forma rápida e segura, neste sábado a Prefeitura vai manter quatro pontos em sistema de corujão, com funcionamento das 9h às 21h: o drive-thru de Jaraguá, o drive-thru da Justiça Federal (Serraria), o Maceió Shopping (Mangabeiras) e o Pátio Shopping (Cidade Universitária). Os demais pontos, que abrem das 9h às 16h, são: Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel do Lago), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro. No domingo todos os pontos funcionarão das 9h às 16h. Também já está aberto o agendamento para a próxima segunda, terça e quarta-feira. As pessoas aptas a se vacinarem podem agendar no site agendavacina.maceio.al.gov.br.

2ª DOSE

As pessoas que têm a 2ª dose da Astrazeneca agendada em seu cartão de vacinação até o dia 26 deste mês já podem procurar os oito pontos fixos de vacinação e concluir a imunização contra a Covid-19. A 2ª dose da Coronavac está disponível no Pátio Shopping (Cidade Universitária).

Mais matérias
desta edição