Cidades
ESTADO JÁ APLICOU MAIS DE 5,6 MIL DOSES DA JANSSEN


Alagoas já aplicou 5.648 da vacina Janssen, de acordo com o Boletim de Imunização divulgado nesta segunda-feira (28), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Desde janeiro, o estado já aplicou 1.333.580 doses de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, segundo os dados, 978.200 pessoas receberam a primeira dose e 355.380 foram imunizadas com a segunda dose ou a dose única, concluindo o ciclo vacinal.
O Ministério da Saúde já enviou para Alagoas 1.866.870 doses das vacinas da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Delas, 1.486.482 foram distribuídas para todos os 102 municípios. Desde 19 de janeiro, quando iniciou o calendário de imunização no estado, 558.961 doses da CoronaVac, 644.145 da AstraZeneca, 124.826 da Pfizer e 5.648 da Janssen foram aplicadas.
SISTEMA PRISIONAL
Em resposta ao pedido formulado pela Gazetaweb, a Seris informou que está verificando com os setores se os servidores já foram imunizados O setor da Seris-AL com maior registro de servidores que não apareceram para tomar a vacina da Covid-19 foi o Comando de Operações Penitenciárias (COP), com 54 Dados da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris-AL) apontam que 248 servidores do órgão, com direito de se vacinar contra a Covid-19, não compareceram para tomar o imunizante. No dia 3 de maio deste ano, o governo de Alagoas anunciou a vacinação para este público. Os números foram obtidos pela Gazetaweb, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), e mostram que não houve recusa da vacina entre os presos. Em resposta ao pedido formulado pela Gazetaweb, a Seris informou que está verificando com os setores se os servidores já foram imunizados, “visto que alguns podem ter sido imunizados fora do Sistema Prisional, e alguns ainda não foram imunizados por apresentarem sintomas gripais.” O setor da Seris-AL com maior registro de servidores que não apareceram para tomar a vacina da Covid-19 foi o Comando de Operações Penitenciárias (COP), com 54. Logo após aparece o Presídio do Agreste, com 27 faltosos. A Penitenciária Baldomero Cavalcanti completa o ranking com 16 servidores faltosos. Estes são os três setores com maior número de faltosos, mas ainda há registro em vários outros setores, como a própria sede da Secretaria, com 14 faltosos, um dos maiores números. No Centro Psiquiátrico Judiciário (CPJ) também são 14 faltosos. No Presídio Cyridião Durval e Silva são 13 faltosos. De acordo com a assessoria da Seris, as faltas não são consideradas recusas. Antes disso, a secretaria buscará saber do servidor o motivo pelo qual ainda não tomou a vacina ou se já tomou.