Após o envio pelo Ministério da Saúde de mais de 2 milhões de doses de vacinas e aplicação dos imunizantes em quase 1,5 milhão de pessoas, Alagoas - que tem uma população vacinável de 2,3 milhões de pessoas - começa a acelerar a proteção contra a doença.
Alagoas tem registrado, nas últimas semanas, a queda do percentual de ocupação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 especialmente os da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), situação que mais preocupava os profissionais de saúde. No último fim de semana, a taxa de ocupação da UTI chegou a 67%. Enquanto que um mês atrás, ultrapassou 90% com apenas dez vagas a menos que em julho.
“Sem dúvida que o principal motivo de redução da taxa de ocupação de leitos deve-se ao avanço da vacinação. Isso pode ser constatado em relação aos idosos que estão adoecendo e morrendo bem menos de Covid-19 do que antes”, afirma o infectologista Fernando Maia.
No ano passado, os idosos ocupavam por volta de 80% dos leitos de UTI em Alagoas e, atualmente, representam menos da metade dos pacientes internados com quadro mais grave. “Hoje temos pessoas mais jovens internadas até porque a vacina está chegando somente agora para esse grupo”, destaca o infectologista.