Cidades
CURSINHOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM REGISTRAM ALTA NA PROCURA EM MACEIÓ


Após a alta abstenção registrada na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, a procura por cursinhos preparatórios para a edição deste ano do exame está em alta. Daniel Camerino é proprietário de um estabelecimento desses e conta que a procura está maior que no ano passado, quando a pandemia dava sinais de descontrole e a vacinação ainda não tinha começado.
Camerino conta que, com o distanciamento, foi preciso fazer adaptações e diminuir o número de alunos em sala de aula. “Hoje eu estou percebendo que muitos alunos estão se acostumando a ficar em casa. Isso é um lado muito positivo, até por conta da pandemia. Eu percebo que toda aula eu passo uma lista de frequência e os alunos que são presenciais hoje estão optando por ficar em casa também”, revela.
O professor e empresário avalia que a procura pelo curso preparatório está maior que no ano passado. Segundo ele, foi preciso abrir turmas novas “porque a procura não para”. “Eu tenho turmas presenciais e online, minha aula é transmitida em tempo real para o aluno que está em casa. Ele não está vendo uma aula gravada, isso é fundamental nesse momento de pandemia, aluno não aguenta tá vendo mais nada gravado, ele quer ver tudo ao vivo. Ele assiste a minha aula de casa, com dúvidas do aluno da sala de aula, e ele também pode tirar suas dúvidas abrindo o microfone”, detalha.
A coordenação do exame em Alagoas informou que a versão digital da prova deve ser ofertada para 2 mil pessoas no estado, sendo 1500 vagas em Maceió e 500 em Arapiraca. A aplicação do exame digital ocorre na mesma data que o modelo impresso, sendo a avaliação digital disponível apenas para candidatos que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2021. Os candidatos treineiros terão a opção somente da aplicação impressa.
As inscrições no Enem 2021 começaram na última quarta-feira (30/06) e vão até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante. As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.
Os participantes que precisarem de atendimento devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. Será oferecido atendimento para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. Em 2021, o Enem Digital terá como novidade atendimentos especializados e recursos de acessibilidade. Os interessados em fazer o exame poderão solicitar auxílio de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição. Além desses benefícios, os interessados em fazer o exame impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem espectro autista poderão utilizar canetas com tinta colorida no Caderno de Questões e caneta transparente de tinta preta para transcrição no Cartão-Resposta.