As aulas na rede pública estadual de Alagoas devem ser retomadas, de forma híbrida, no próximo dia 16 de agosto, conforme portaria publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (6). A volta às salas de aula ocorre diante da imunização dos profissionais da Educação Básica com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a previsão de que, até agosto, todos tenham recebido a segunda. De acordo com a portaria, o retorno será inicialmente no formato híbrido – com atividades presenciais e não presenciais –, com 50% dos estudantes devidamente matriculados em cada turma. Ainda segundo o documento, cada escola promoverá ampla divulgação sobre o retorno híbrido junto à comunidade escolar, bem como a preparação dos espaços físicos com base em todos os protocolos e normas preventivas estabelecidas pelos órgãos sanitários.
“Os alunos voltarão a frequentar a escola ainda no modelo híbrido, respeitando os protocolos sanitários já estabelecidos por portaria. A crise da Covid-19 foi devastadora na educação e é importante que a sociedade, os pais, alunos, servidores e toda comunidade escolar deem as mãos. Eu acredito muito nessa geração e acredito muito na capacidade dos nossos servidores em acelerar o aprendizado e recuperar o tempo perdido”, ressaltou o secretário da Educação, Rafael Brito.
PROTOCOLO
Desde 2020, a Seduc encaminha recursos para compra de itens como máscara, fardamento, aparelhos de aferição de temperatura, álcool, álcool em gel, implantação de pias, dentre outros. As unidades também já receberam cópias do Protocolo de Orientação à Gestão Escolar e uma cartilha de 39 páginas com explicações sobre o que é preciso ter em cada ambiente. Além disso, o Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc vem promovendo capacitações on-line para os manipuladores de alimentos da rede pública estadual sobre como se dará o preparo da alimentação escolar nesta nova realidade.