app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Cidades

TÉCNICA DE ENFERMAGEM CRIA SAPATOS PARA PACIENTES DE UTI

A técnica de enfermagem Flávia Fernanda Fernandes, em um ato de humanização do tratamento de pacientes com Covid-19, passou a criar sapatinhos para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher, em Maceió. “Durante to

Por Lívia Tenório | Edição do dia 14/07/2021 - Matéria atualizada em 14/07/2021 às 04h00

A técnica de enfermagem Flávia Fernanda Fernandes, em um ato de humanização do tratamento de pacientes com Covid-19, passou a criar sapatinhos para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher, em Maceió. “Durante toda a minha jornada, carrego a humanização em tudo que faço, e o que parece simples para muitos, é na verdade, um diferencial na vida de cada paciente”.

Segundo ela, esse gesto simples, mas que humaniza a assistência, gera muitos benefícios para os pacientes que estão em tratamento da Covid-19. “O cuidado, o olhar e o toque humanizado proporcionam conforto para os pacientes e familiares. Acredito que seja um cuidado terapêutico que ameniza a dor e o sofrimento e potencializa o tratamento”, ressalta Flávia Fernanda Fernandes, que está concluindo o curso superior de enfermagem.

O aquecimento dos pés, feito em forma de sapatinho, aumenta a temperatura das extremidades do corpo, contribuindo para a melhora dos sinais vitais, segundo explica a técnica de enfermagem. Isso porque, ainda de acordo com ela, através deste gesto simples, a circulação sanguínea do paciente é ativada. E não para por aí, Flávia também finaliza o procedimento com uma mensagem escrita à mão. “A mensagem eu faço de acordo com cada paciente. Esse gesto é mais uma forma de o paciente sentir que não está só e também é um conforto para o familiar, que tem a certeza de que seu ente querido está sendo bem cuidado”, completa. O gesto simples de Flávia inspirou o Brasil, uma vez que profissionais de outros Estados passaram a confeccionar sapatinhos para pacientes internados nas UTIs Covid-19. Para ela, foi uma imensa alegria ter o seu trabalho compartilhado. “Eu fiquei muito feliz e orgulhosa do reconhecimento desse trabalho, pois várias outras pessoas vão poder se espelhar e proporcionar a humanização necessária ao paciente”, enfatiza a técnica de enfermagem.

Mais matérias
desta edição