Cidades
ÔNIBUS DA VACINA TEM META DE IMUNIZAR 10 MIL ATÉ FIM DO MÊS


Completando 30 dias rodando pela capital Alagoana, o Ônibus da Vacina ficará estacionado nos bairros de Ipioca e Guxuma, no Litoral Norte de Maceió. Pela manhã, das 9h às 12h, estaciona na Rua da Igreja, próximo ao Mirante de Ipioca. Das 13h às 16h, o veículo estará em Guaxuma, próximo à Associação de Moradores do Conjunto Elias Pontes Lima. aplicando a primeira dose de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 em gestantes, puérperas e pessoas com 37 anos ou mais. O objetivo até o final do mês, segundo a secretária Municipal de Saúde, é de Imunizar 10 mil pessoas em toda a capital.
A unidade móvel ficará estacionada próximo aos correios na via principal do Vale do Reginaldo. Não é preciso fazer agendamento, mas 285 fichas serão distribuídas no local. Atuando desde 9 de junho, o ônibus da vacina já passou por 29 localidades de Maceió. Até o momento, a unidade móvel já vacinou 9.711 pessoas, deixando o processo de imunização mais dinâmico e acessível.
Joelma de França, auxiliar de cozinha de 43 anos conta como está se sentindo sabendo que finalmente será imunizada: “eu estava ansiosa esperando esse momento, finalmente chegou o dia’’ Relata Joelma.
Mesmo com medo de agulha, o funcionário público Lúcio André Santos de 41 anos, conta como esperou para esse momento da imunização chegar: “a expectativa é grande para tomar a vacina, esperei esse tempo todinho para receber a dose, vai ser muito está imunizado, só vou ver quando for a hora da agulha, tenho um pouquinho de medo”, relata Lúcio. A enfermeira Daniela Lopes de 43 anos, conta como a campanha de vacinação através da unidade móvel é importante: “no momento é emocionante, é uma campanha muito bonita, sem falar que a gente conhece muita gente diferente” Relata Daniela. Daniela ainda completa como é a emoção de estar fazendo parte desse momento significativo para toda a população: A sensação é de paz, de muito amor e humanidade pelo momento, só de ver a emoção de cada um em está recebendo as doses, a gente se comove muito”, finaliza. Para ser vacinado, a pessoa pode apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). As gestantes deverão apresentar comprovante de estado gestacional, que pode ser feito com o Cartão de Acompanhamento da Gestante/Pré-natal e a prescrição médica. As puérperas devem apresentar documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e a declaração ou certidão de nascimento da criança. O Ônibus da Vacina A vinda da unidade a Maceió foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com a Cruz Vermelha e apoio financeiro da Mercedes-Benz e do Governo da Alemanha. Maceió foi a primeira cidade da América Latina a receber o veículo