Cidades
Da nova remessa da AstraZeneca, AL guarda mais de 31 mil vacinas para garantir aplicação da 2ª dose


Para garantir a segunda dose, Alagoas guardou 31.665 doses do novo lote de vacinas da AstraZeneca, que foi enviado pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (15). A remessa tinha 59.500 doses. A informação foi divulgada nesta sexta (16), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
As doses ficaram retidas no Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL). Do total da nova remessa, 27.845 doses foram destinadas às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) das 102 cidades do estado.
Além disso, com a chegada do lote, a vacinação de alagoanos com 38 anos ou mais e sem comorbidades foi autorizada no estado. Em Maceió, por exemplo, a prefeitura já iniciou a aplicação do imunizante, nesta sexta-feira (16), em maceioenses com 36 anos ou mais.
Chegando em Alagoas, as vacinas foram mantidas entre 2° e 8° Celsius e armazenadas nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. A retirada das doses é responsabilidade das gestões municipais, que definem os pontos de vacinação, o armazenamento dos imunizantes, a aplicação das doses e o registro no sistema do Ministério da Saúde (MS).
As SMSs devem retirar as doses e insumos através de solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar a retirada com as centrais de distribuição, através do e-mail: [email protected]. As cidades que tem como referência a Central de Arapiraca precisam entrar em contato pelo telefone (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: [email protected].
*com informações da Sesau.