Cidades
GESTANTE É INTERNADA COM SINTOMAS DE COVID

Uma gestante deu entrada na Maternidade Santa Mônica, na terça-feira (3), com sintomas de Covid-19. Até que saia o resultado dos exames, segue isolada preventivamente, segundo informou a assessoria da unidade especializada no atendimento de grávidas e bebês de alto risco. Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro – levantados pela plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde – mostram que 22 gestantes com Covid-19 morreram em Alagoas. Em relação aos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, até o início de julho, a Secretaria de Estado da Saúde tinha registrado mais de 600 casos.
Na região Nordeste, a Bahia registrou 76 óbitos de gestantes com Covid-19; no Ceará foram 74; no Maranhão ocorreram 70 mortes; já no Rio Grande do Norte e na Paraíba ocorreram 41 em cada um dos estados; em Pernambuco foram 36; Piauí, 22 vítimas e Sergipe,15.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 22 crianças de até 10 anos morreram de Covid-19 em Alagoas. Em Maceió, quatro que tinham menos de um ano e sete de um a 9 anos também não resistiram às complicações da Covid-19. Em março deste ano, o Ministério Público Estadual instaurou procedimento para investigar denúncia sobre a maternidade onde quinze bebês chegaram a ser submetidos ao teste para a Covid e tiveram confirmada a infecção. Em junho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou que a taxa de mortalidade da Covid-19 entre mulheres grávidas e puérperas era de 7,2% no Brasil, 2,5 vezes maior que a taxa nacional de 2,8%. O boletim colocou as gestantes e puérperas como um grupo de preocupação que deve ser priorizado na vacinação, retomada em Alagoas no início do mês passado..