app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

FORTES CHUVAS EM MACEIÓ CAUSAM NOVE DESLIZAMENTOS EM 24 HORAS

Em três dias, Maceió registrou 89% da chuva esperada para todo o mês de agosto

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 05/08/2021 - Matéria atualizada em 05/08/2021 às 04h00

As fortes chuvas que atingiram Maceió provocou 59 ocorrências em 24 horas, sendo nove chamados por deslizamento e outros dois de ameaça de deslizamento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4), pela Defesa Civil Municipal.

Ao todo, a capital alagoana contabilizou 179 milímetros de chuvas, o que representa 89%, do que era esperado para todo o mês de agosto. Segundo o órgão, o percentual pode até não ser muito significativo para a população de Maceió, mas, quando comparado com a previsão da Normal Climatológica, é possível ter noção dos transtornos causados em um curto período de tempo. O esperado para a capital durante agosto é 201 milímetros.

Das ocorrências de deslizamento, conforme a Defesa Civil Municipal, o caso mais grave ocorreu no bairro Feitosa. Uma barreira deslizou e atingiu o muro de duas casas, que desabou sobre outros dois imóveis. Ambos imóveis atingidos precisaram ser demolidos pelo risco de um novo deslizamento no local.

Diante do ocorrido, as duas famílias foram encaminhadas para o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). O casal Edjane dos Santos e Francisco Chagas Lima Souza foi encaminhado para o abrigo municipal. Já Valdenice Menezes dos Santos recusou abrigamento e foi para casa de parentes.

Entre as outras ocorrências, a Defesa Civil Municipal registrou pontos de alagamentos, alguns deslizamentos de barreira de pequena proporção, onde não houve registro de danos ou feridos, e duas ocorrências de quedas, além de 12 ameaças de queda de árvores.

TRANSTORNOS

A chuva registrada em Maceió, desde a noite de domingo (1º), tem provocado uma série de transtornos a pedestres e condutores. Várias ruas ficaram alagadas e tomadas pela lama, dificultando a passagem de veículos. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram muitos motoristas se arriscando ao passar com o carro pela rua tomada pelo grande volume de água.

A chuva forte também obstruiu a descida dos veículos na Eco Via Norte. O cruzamento com a AL-101 Norte teve registro de muita lama, formada a partir do barro usado nas obras de finalização da via.

MONITORAMENTO

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió segue monitorando as condições climáticas de Maceió. “A previsão que recebemos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos aponta para previsão de chuvas intercaladas com períodos secos até a próxima sexta-feira, pelo menos, por isso nós seguimos monitorando as áreas de risco de forma permanente”, explicou a coordenadora do Cimadec, Joanna Borba.

*com informações da Defesa Civil Municipal.

Mais matérias
desta edição