app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades

SECRETARIAS DE SAÚDE INVESTIGAM 2 MORTES SUSPEITAS POR DENGUE

De janeiro a julho deste ano, foram confirmados 981 casos da doença no Estado, mas nenhum óbito

Por regina carvalho | Edição do dia 05/08/2021 - Matéria atualizada em 05/08/2021 às 04h00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiga a morte de um rapaz de 25 anos, que apresentava sintomas de dengue, ocorrida na terça-feira (3) em hospital particular de Maceió. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já são dois óbitos investigados. No mês passado, foram confirmados 207 casos da doença em Alagoas. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, foram confirmados 981 casos de dengue de janeiro a julho deste ano, mas nenhuma morte. Os dados mostram que junho foi o mês com mais casos de dengue em Alagoas, 380. Já nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio foram notificados, na sequência, 43, 43, 56, 87 e 165, de acordo com dados do Ministério da Saúde. “Trata-se também de um caso suspeito de dengue, que está em investigação pela Vigilância das Arboviroses da Sesau e cujo material biológico foi coletado para ser analisado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL)”, informa nota da Sesau.

Ainda de acordo com a Sesau, só após a conclusão da análise feita pelo Lacen/AL e o parecer médico da Vigilância das Arboviroses será possível concluir se foi dengue. “Já que pode ser Zika, Chikungunya ou outra doença, uma vez que a vítima teve Covid-19 recentemente e apresentou um hepatite fulminante, daí por que a necessidade de ser realizada a análise feita pelo Lacen/AL e o estudo de caso realizado pelos médicos das Arboviroses da Sesau”, explica nota da Sesau.

Se for dengue, ainda segundo a Sesau, a análise do Lacen/AL irá apontar “se foi simplesmente dengue, dengue com sinais de alarme ou dengue grave, nomenclaturas em vigor desde 2014, com base no padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, finaliza. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que há dois óbitos suspeitos de dengue grave (anteriormente classificados como dengue hemorrágica) notificados pelo município e que seguem sob investigação. A Coordenação Geral de Vigilância Epidemiológica da SMS tem um prazo de até 60 dias para divulgar o resultado dos exames. “A SMS esclarece que tem intensificado ações de campo e visitas domiciliares das equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho tem sido feito especialmente nos bairros que apresentam altos índices de infestação, com inspeção nas residências, orientação aos moradores, coleta de larvas e realização de tratamento focal e bloqueios de transmissão, visando a eliminação do risco de proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”. Em Maceió, até a Semana Epidemiológica 30 – de 25 a 31 de julho – foram notificados 528 casos de dengue, sendo 403 de dengue clássica, 60 casos de dengue com sinais de alarme e 3 de dengue grave.

Mais matérias
desta edição