app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

CERCA DE 80% DOS TESTES PARA COVID EM ALAGOAS DÃO NEGATIVO

Índice foi registrado no mês de julho; pesquisador diz que número de exames ainda é insuficiente

Por WANESSA FRANÇA | Edição do dia 05/08/2021 - Matéria atualizada em 05/08/2021 às 04h00

De acordo com dados do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen), dos 13.648 testes do tipo RT-PCR para Covid realizados no Estado no mês de julho, cerca de 80% tiveram resultado negativo, o que representa quase 11 mil exames. O baixo índice de novos casos também está sendo registrado em agosto. No dia 2, o laboratório fez 28 testes rápidos, e apenas quatro apontaram infecção pelo novo coronavírus. Já em relação aos testes RT-CPR, foram 173 amostras , com 31 casos positivos e 142 descartados. Para o coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal, professor Krerley Oliveira, tem havido um aumento no número de testes realizados pelo Lacen em Alagoas nos últimos meses, o que é positivo. Entretanto, apesar desse aumento, o número de testes é insuficiente para acompanhar adequadamente novos surtos. “A testagem e acompanhamento de casos em escolas como tem ocorrido em Maragogi é fundamental na reabertura segura das aula”, ressalta.

O professor ressalta que não basta só testar. “Deve-se criar um programa amplo de monitoramento genético dos vírus que estão circulando no Estado, ampliando-se a estrutura disponível para isso no Lacen e na Ufal. Isso se chama “vigilância genômica” e permite que novas cepas sejam detectadas mais cedo”, explica. “Depois disso, deve-se rastrear os casos com as equipes disponíveis no SUS, especialmente o Programa Saúde na Família e os Agentes de Edemias. Isso permitirá que possamos isolar ou retardar novas variantes do vírus que podem geram novas ondas”.

Segundo Oliveira, todas essas ações podem ser feitas com a infraestrutura e recursos humanos do estado. Cabe aos governos se articularem em um plano de contenção, para que os efeitos da vacinação apareçam mais cedo e que futuramente possamos superar essa crise.

TESTAGEM

Um dos caminhos para ter um controle sobre os números de casos da Covid-19 é a testagem, principalmente, de indivíduos sintomáticos. Nas Unidades de Síndromes Gripais da Capital é constante o fluxo de pessoas e quem busca o serviço das unidades é submetido a uma triagem, podendo apenas ser testado se apresentar sintomas característicos a doenças respiratórias. A enfermeira Anny França explica que, para fazer o teste da Covid o paciente tem que está apresentando sintomas de três a sete dias, pois o teste que fazem nas unidades é o do Swab, o RT-PCR. “Então, para fazer a detecção do vírus, que é do antígeno, o paciente tem que está com pelo menos três dias de sintomas, porque existe a janela (período) para detectar o vírus. Caso faça o teste antes de três dias de sintomas ou depois de sete, o exame não consegue detectar o vírus”, explica

Os resultados dos testes também levam um tempo para serem entregues, segundo a técnica de laboratório do Lacen, Socorro Souza. Em casos de emergência os resultados saem em até 24h, porém se for para Unidades de Síndromes gripais o tempo de espera é de 8 a 15 dias. “

Mais matérias
desta edição