Cidades
COVID: CASOS SUSPEITOS DE REINFECÇÃO CRESCEM 211% EM ALAGOAS
Atualmente há 106 casos nessa situação, 20 deles em Maceió, mas até agora nenhum confirmado


O panorama sobre a pandemia da Covid-19 aponta 106 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus em Alagoas. Há, ainda, 29 em investigação e 77 descartados. Nenhum confirmado até agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Em janeiro de 2021, Alagoas tinha registrado 34 casos suspeitos de reinfecção pelo vírus Sars-Cov-2 em seis municípios de Alagoas, um aumento de 211% em sete meses. Levantamento do Ministério da Saúde, no Nordeste, foram confirmados casos de reinfecção nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Segundo o último boletim epidemiológico do MS, o primeiro caso de reinfecção pelo vírus Sars-CoV-2 foi identificado em dezembro de 2020, uma pessoa residente no estado do Rio Grande do Norte (RN), que teve a coleta e exames confirmatórios.
Desde então, até a Semana Epidemiológica 30 foram registrados 38 casos de reinfecção no país, em 13 estados. E dos casos de reinfecção investigados, 24 são identificados pela variante de atenção e/ou preocupação (VOC) P.1 (Gamma), no segundo episódio da infecção. “A Secretaria de Saúde de Maceió informa que não há confirmação de nenhum caso de reinfecção por Covid-19 em Maceió. Há vinte casos em investigação e 61 foram descartados. Os dados constam do boletim do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs/AL), desta quinta-feira (12)”, informa nota da Secretaria Municipal de Saúde. Dados do MS Segundo o MS, a taxa de incidência da Covid-19 por cem mil habitantes em Alagoas é de 6,9 mil, terceira menor da região Nordeste, à frente apenas de Pernambuco 6,2 mil e Maranhão 4,8 mil. Em relação à mortalidade/100 mil, o estado alagoano – com 177,5 – somente não registra melhor desempenho do que a Bahia (175,1) e Maranhão (138,3).