loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Cidades

Cidades

LEI SECA LEVA 9 CONDUTORES PARA A PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Número foi registrado no primeiro semestre deste ano na capital alagoana

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem LEI SECA LEVA 9 CONDUTORES PARA A PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
-

No primeiro semestre deste ano, nove condutores foram presos em flagrante por embriaguez ao volante e, no mesmo período de 2020, ocorreram oito casos. Cresceu, dessa forma, a quantidade de prisões, mas caiu o número de ocorrências citadas como situações de alcoolemia, de 194 para 124. Os dados são da Operação Lei Seca que notificaram de janeiro a junho de 2021 mais de 9,3 mil abordagens a condutores. De acordo com levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), 88 condutores recusaram o teste de alcoolemia durante as ações ocorridas nos primeiros seis meses de 2021 e no ano passado foram 136. Nas últimas semanas, Alagoas registrou acidentes – em alguns deles os condutores são apontados por imprudência no trânsito e uso de álcool – que deixaram vítimas na capital e no interior. José Ailton da Silva, 44 anos, e Rafael Aparecido Pereira, 36 anos, morreram depois que o automóvel Jetta, de cor branca e placa QSB-7C05, e a motocicleta Honda, de cor preta e placa NMM 2412, de Maceió/AL bateu na motocicleta onde estavam. O caso ocorreu no Tabuleiro do Martins.

No dia 24 de julho, o bancário Sérgio Praxedes dos Santos Filho – que estaria embriagado – bateu em duas motocicletas onde estavam Pedro Alves de Souza Júnior, José Cícero da Silva e Quitéria Gonçalves Amorim. Os dois homens morreram no acidente, que ocorreu na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Já no dia 26 do mesmo mês, o ex-secretário de Saúde de Santana do Ipanema, Ricardo Guimarães foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após atropelamento de Jenilda Bento, 39 anos, caso ocorrido na BR-316. Dentro do veículo havia latas de cerveja. Segundo Sergio Ronaldo de Oliveira, subchefe de Planejamento da Fiscalização do Detran, considerando que a pandemia (decretos governamentais) se desenvolveu entre abril de 2020 e junho de 2021(15 meses) foram registradas 23.570 abordagens e 337 situações de alcoolemia. No mesmo período do ano passado (janeiro a junho de 2020 – 06 meses) houve registro de 12.142 abordagens e 194 situação de alcoolemia. Caso se constate que o condutor está com dosagem acima de 0,33 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar alveolar) ele será conduzido a Delegacia, para lavratura do flagrante. Será arbitrada a fiança e ele responderá ao processo na Justiça. “Paralelamente, ele também terá um processo administrativo no Detran, que terá multa de 2.934,70; terá a CNH suspensa por um ano e será submetido a reciclagem. Já no caso em que o resultado esteja entre 0,05 e 0,33 mg/L, ele será autuado administrativamente: multa de 2.934,79, suspensão de CNH e reciclagem”, informa a assessoria do Detran.

Relacionadas