Cidades
MULHERES COM MAIOR ESCOLARIDADE FAZEM MAIS EXAMES PREVENTIVOS
Segundo IBGE, 71,3% das alagoanas entre 25 e 64 anos fizeram exame para detecção de câncer de útero


Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 - Ciclos de Vida, divulgados nessa quinta-feira (26), pelo IBGE, mostram que, entre as alagoanas de 25 a 64 anos, 71,3% realizaram o exame preventivo para câncer de colo de útero há menos de três anos da data da entrevista.
A proporção cresce à medida que aumenta o nível de instrução, saindo dos 67,3% entre as que não tinham instrução e com o fundamental incompleto para 69,9% entre aquelas com fundamental completo e médio incompleto, passando para 74,4% para as alagoanas com médio completo e superior incompleto e alcançando 78,2% entre as que tinham superior completo. O rendimento também aparece como um fator relacionado às diferenças nesse quesito. Entre as mulheres na faixa de sem rendimento até 1/4 do salário mínimo a proporção era de 69,8%. Já na outra ponta, a taxa observada foi de 82,2% entre aquelas com mais de cinco salários mínimos.
MAMOGRAFIA
Entre as alagoanas de 50 a 69 anos de idade, 50,5% realizaram exame de mamografia há menos de dois anos da data da entrevista. Mais uma vez, o nível de instrução representou diferenças. Entre as mulheres com ensino superior completo, a proporção foi de 69,2%, taxa que caiu para 41,3% entre as sem instrução e fundamental incompleto.
A disparidade se acentua quando observados os critérios de rendimento. Entre as alagoanas com rendimento de mais de cinco salários mínimos, a proporção foi de 73%. Por outro lado, a taxa foi de 30,3% entre aquelas sem rendimento até ¼ do salário mínimo.