Os pontos de vacinação contra a Covid-19 espalhados por Maceió têm recebido toda a alegria e o otimismo característicos dos jovens, que têm passado para tomar a primeira dose das vacinas. Profissionais que atuam nos pontos contam que esse público não hesita em demonstrar o alívio e a felicidade que sente no momento da imunização. “Eles chegam aqui cheios de energia. Fazem dancinhas, querem tirar foto com a gente e até autógrafo na camisa deles já me pediram. Essa leveza enche nosso coração de gratidão e nos faz executar o trabalho com ainda mais carinho”, relatou a técnica de enfermagem Silvana Vasconcelos, que compõe a equipe de profissionais atuantes no ponto de vacinação instalado no Maceió Shopping. A jovem mãe Priscila dos Santos gerou o pequeno Ian durante a pandemia e conta que, desde o momento em que viu a convocação de sua idade, seu coração se encheu de alegria por ela e pelo filho. “O medo da contaminação me acompanha desde a gravidez e, hoje, esse sentimento está ficando para trás. A alegria de saber que vou poder cuidar do meu filho sem pensar que esse vírus pode nos contaminar é enorme”, contou a jovem, radiante. Quem também compareceu para receber sua primeira dose foi o jovem Caio Davino, que fez questão de ser vacinado por sua tia Jaqueline Davino, uma das vacinadoras no Maceió Shopping. “Estivemos juntos por toda a pandemia e chegamos, inclusive, a perder parentes queridos. Por isso, estar sendo vacinado por ela hoje é uma felicidade incrível”, comentou Caio. Segundo a profissional, Caio foi o 12º sobrinho que ela vacinou, mas, para ela, é como se fosse a primeira vez. “Eu ajudei a criar todo eles e poder vaciná-los, para mim, não tem preço. É como se eu tivesse imunizando um filho meu”, conta a técnica de enfermagem.
CALENDÁRIO
A vacinação segue a todo vapor na capital alagoana, que ainda sustenta altos índices de eficiência vacinal. Para o prefeito JHC, “vacina boa é vacina no braço”. Pois, de acordo com o que vem sendo empregado, basta ocorrer a chegada de imunizantes que eles são devidamente encaminhados aos pontos de vacinação. A semana começou com a informação de que 78,96% do público estimado para Maceió já tomou, pelo menos, uma dose da vacina, enquanto 33.93% receberam as duas. A imunização na capital avança na faixa adolescente da população: jovens de 17 e 16 anos, sem comorbidades, já podem se vacinar. A primeira dose das vacinas está disponível em todos os oito pontos fixos, e das 9h às 21h, com Corujão nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria e nos shoppings Pátio (Cidade Universitária) e Maceió (Mangabeiras). O horário de funcionamento segue das 9h às 16h, nos pontos localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). A segunda dose das vacinas segue disponível nos pontos de vacinação, observando que quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir exclusivamente ao Shopping Pátio e quem vai tomar segunda dose da Astrazeneca ou Pfizer pode ir a qualquer um dos pontos.
Documentos necessários
Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual que ao tomar a primeira dose tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda dose.