app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Cidades

AL RECEBEU MIL DOSES DA VACINA CORONAVAC DE LOTE INTERDITADO

Sesau diz que não chegou a distribuir imunizantes aos municípios e aguarda instruções do MS

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 07/09/2021 - Matéria atualizada em 07/09/2021 às 21h45

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informou ter recebido, no dia 27 de julho, mil doses da vacina Coronavac do lote L202106038, interditado pela Anvisa por ter sido envasado em uma fábrica chinesa que não passou pelo processo de inspeção da agência. A Sesau ressaltou, entretanto, que essas doses não foram distribuídas aos municípios alagoanos e que, agora, aguarda orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre como proceder nesse caso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesse sábado (4), que adotou medida cautelar para interditar ao menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em uma planta - local de fabricação - não aprovada pelo órgão. No total, a decisão afeta 21 milhões de doses, sendo 12 milhões já distribuídas pelo Instituto Butantan ao PNI (Programa Nacional de Imunização) e outras 9 milhões em processo de envio ao Brasil.

O Instituto Butantan afirma que alertou a Anvisa por “extrema precaução” e que atestou a qualidade das doses suspensas cautelarmente. O Ministério da Saúde orienta que as doses já distribuídas aos estados não sejam aplicadas.

NOVO LOTE

Alagoas recebeu mais 88.260 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (6). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) contém 21.060 doses da Pfizer e 67.200 da CoronaVac. Após receberem a nova remessa, as equipes aferiram a temperatura e contabilizaram os imunizantes, que ficaram armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, no bairro Farol, em Maceió. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A retirada das vacinas é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) após a realização do cadastro das doses. Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected], enquanto, na Central de Maceió, o agendamento ocorre pelo e-mail: [email protected]. Alagoas já aplicou, desde janeiro, quando iniciou a campanha de vacinação, 2.727.495 doses, sendo 1.848.987 imunizadas com a primeira dose (D1) e 878.508 com a segunda dose (D2) ou a dose única (DU). O Ministério da Saúde já enviou 3.748.376 doses da vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, 3.097.156 doses já foram distribuídas para os 102 municípios..

Mais matérias
desta edição