app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

MACEIÓ ULTRAPASSA 1 MILHÃO DE DOSES APLICADAS CONTRA A COVID

A capital alagoana ultrapassou 1 milhão de doses de vacinas aplicadas, é o que apontam os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa segunda-feira (13). Até o momento, foram 673.804 para a primeira dose, 314.252 de segunda dose e 15.916 de dose ún

Por Lucas Rocha | Edição do dia 15/09/2021 - Matéria atualizada em 14/09/2021 às 22h26

A capital alagoana ultrapassou 1 milhão de doses de vacinas aplicadas, é o que apontam os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa segunda-feira (13). Até o momento, foram 673.804 para a primeira dose, 314.252 de segunda dose e 15.916 de dose única, totalizando 1.003.972 doses aplicadas.

O prefeito de Maceió, JHC, destacou o resultado em suas redes sociais. “Um milhão de doses aplicadas em Maceió! É hora de renovar as esperanças e celebrar o caminho para um futuro próspero. A verdadeira vitória é de cada maceioense. Estamos no caminho da retomada”, comemorou em postagem. Maceió chega, assim, ao percentual de 43,5% de pessoas imunizadas com as duas doses ou com a vacina de dose única e 84,2% de pessoas que tomaram, pelo menos, uma dose da vacina. Até o momento, 35.322 adolescentes tomaram a primeira dose das vacinas, que segue disponível para pessoas com 13 anos e iniciais de A a G sem comorbidades e para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou com deficiência. Para Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde, os números são resultado da logística de vacinação desenvolvida pela Prefeitura, que mantém oito pontos fixos de vacinação em funcionamento em todos os dias da semana, com horário estendido das 9h às 21h, de terça a sábado, ampliando as possibilidades para que todos se vacinem. “Os resultados são muito bons. Quanto mais pessoas vacinadas, melhores são os efeitos para o controle da pandemia, para economia e para a vida de todos nós. Claro que não podemos baixar a guarda, vamos seguir com todos os cuidados, e quem não se vacinou ainda procure se vacinar o quanto antes para a segurança de toda a nossa população e dos visitantes”, orienta a secretária.

ADOLESCENTES

Maceió começou a vacinar ontem adolescentes de 13 anos sem comorbidades com nomes iniciados pelas letras de H a N, nos pontos fixos de Maceió. Os dois drive-thrus de Jaraguá e Serraria já estão aplicando a vacina em adolescentes de 13 anos com qualquer letra inicial. Nesta quarta (15), o calendário avança para imunização dos adolescentes de 13 anos com iniciais de O a Z, atendendo também remanescentes dos demais grupos prioritários e faixas etárias. A vacina também está disponível em todos os pontos para a população de 12 a 17 anos com comorbidades ou com deficiência permanente, para as grávidas e puérperas dessa faixa etária com prescrição médica e para adolescentes da mesma faixa etária privados de liberdade. Os pontos fixos de vacinação funcionam nos drive-thrus de Jaraguá e Justiça Federal (Serraria), nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), Papódromo (Vergel) e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). Já a segunda dose das vacinas Astrazeneca ou Pfizer pode ser antecipada em até dez dias e está disponível nos oito pontos de vacinação. A segunda dose da Astrazeneca também pode ser tomada em 20 unidades de saúde por agendamento e a segunda dose da Coronavac está disponível apenas no Shopping Pátio.

Mais matérias
desta edição