app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

MACEIÓ MANTÉM VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES

Mesmo com orientação contrária do Ministério da Saúde, Prefeitura diz se basear em recomendação da Anvisa e de conselhos

Por greyce bernardino | Edição do dia 18/09/2021 - Matéria atualizada em 17/09/2021 às 21h42

Maceió decidiu continuar a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, mesmo após orientação do Ministério da Saúde (MS) para suspender a aplicação das doses nesse público. A decisão do município ocorreu baseada em recomendação da Anvisa, Conass e do Conasems, e dos conselhos de saúde. Em nota, enviada à imprensa, a prefeitura ressaltou que, até a quarta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendava a vacinação de adolescentes, sendo que, nessa quinta-feira (16), o órgão mudou o entendimento. No entanto, a Anvisa, órgão que regulamenta as vacinas, reforçou a orientação para vacinar esse grupo. “A Anvisa reforçou a recomendação para vacinar esse grupo. Também é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguida em vários países. A vacina da Pfizer é a única autorizada para esse grupo. E é a que usamos em Maceió. Ela é segura”, diz a nota. O município já vacinou mais de 40 mil jovens entre 12 e 17 anos. Maceió também lidera o ranking de capitais que vacinam mais rápido. “Levamos esse trabalho a sério e seguimos a vacinação sempre obedecendo a critérios técnicos”, finaliza a nota.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 prossegue neste final de semana com a primeira dose disponível para pessoas com 12 anos ou mais com ou sem comorbidades em todos os pontos. Grávidas e puérperas com prescrição médica também podem se vacinar. Neste sábado (18), haverá Corujão, das 9h às 21h, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos demais pontos – Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel) a vacinação ocorre no horário das 9h às 16h. No domingo (20) não tem Corujão. Imunização contra a Covid-19 continua no final de semana nos pontos fixos em Maceió. Fotos: Gabriel Moreira A segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer está disponível em todos os pontos com até dez dias de antecipação da data marcada no cartão de vacinação e a CoronaVac está disponível apenas no Shopping Pátio na data marcada. Quem está atrasado para tomar a primeira dose deve aproveitar o final de semana para completar a imunização.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Mais matérias
desta edição