app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades

MACEIÓ MANTÉM VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES

Mesmo com orientação contrária do Ministério da Saúde, Prefeitura diz se basear em recomendação da Anvisa e de conselhos

Por greyce bernardino | Edição do dia 18/09/2021 - Matéria atualizada em 18/09/2021 às 04h00

Maceió decidiu continuar a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, mesmo após orientação do Ministério da Saúde (MS) para suspender a aplicação das doses nesse público. A decisão do município ocorreu baseada em recomendação da Anvisa, Conass e do Conasems, e dos conselhos de saúde. Em nota, enviada à imprensa, a prefeitura ressaltou que, até a quarta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendava a vacinação de adolescentes, sendo que, nessa quinta-feira (16), o órgão mudou o entendimento. No entanto, a Anvisa, órgão que regulamenta as vacinas, reforçou a orientação para vacinar esse grupo. “A Anvisa reforçou a recomendação para vacinar esse grupo. Também é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguida em vários países. A vacina da Pfizer é a única autorizada para esse grupo. E é a que usamos em Maceió. Ela é segura”, diz a nota. O município já vacinou mais de 40 mil jovens entre 12 e 17 anos. Maceió também lidera o ranking de capitais que vacinam mais rápido. “Levamos esse trabalho a sério e seguimos a vacinação sempre obedecendo a critérios técnicos”, finaliza a nota.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 prossegue neste final de semana com a primeira dose disponível para pessoas com 12 anos ou mais com ou sem comorbidades em todos os pontos. Grávidas e puérperas com prescrição médica também podem se vacinar. Neste sábado (18), haverá Corujão, das 9h às 21h, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos demais pontos – Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel) a vacinação ocorre no horário das 9h às 16h. No domingo (20) não tem Corujão. Imunização contra a Covid-19 continua no final de semana nos pontos fixos em Maceió. Fotos: Gabriel Moreira A segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer está disponível em todos os pontos com até dez dias de antecipação da data marcada no cartão de vacinação e a CoronaVac está disponível apenas no Shopping Pátio na data marcada. Quem está atrasado para tomar a primeira dose deve aproveitar o final de semana para completar a imunização.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Mais matérias
desta edição