loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

AL: QUASE 200 MIL IDOSOS ENTRE 60 E 69 ANOS DEVEM TOMAR REFORÇO

Ministério da Saúde anunciou aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid para essa faixa etária

Ouvir
Compartilhar
Maceió, 01 de março de 2021
Idosos sendo vacinados acompanhado dos familiares no papódromo localizado na Av. Sen. Rui Palmeira, Vergel do Lago, em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 01 de março de 2021 Idosos sendo vacinados acompanhado dos familiares no papódromo localizado na Av. Sen. Rui Palmeira, Vergel do Lago, em Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Em Alagoas, 199,8 mil idosos de 60 a 69 anos que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem voltar aos pontos de vacinação. Essa faixa será alvo da próxima etapa da campanha de imunização. É que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou, na terça-feira (28), que pessoas nessa idade deverão receber a dose de reforço. Os idosos ainda são as principais vítimas da Covid-19 no Brasil por desenvolverem a forma grave da doença mais do que as outras faixas etárias. “Já era esperado que essa faixa recebesse a dose de reforço. É importante que todos se vacinem e que os mais vulneráveis tomem a dose de reforço”, explica o infectologista Reneé Oliveira. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o Ministério da Saúde (MS) ainda não enviou Nota Técnica ao Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), oficializando a aplicação da dose de reforço em idosos a partir de 60 anos. Com isso, também, não foi divulgado o quantitativo apto a ser vacinado em Alagoas.

Dados do MS apontam que 200,7 mil idosos de 60 a 69 anos tomaram as duas doses de vacina contra a Covid-19. Em relação à primeira dose da vacina, foram pouco mais de 215 mil. “Para conter a pandemia é preciso vacinar o máximo de pessoas possíveis, inclusive novamente os trabalhadores da saúde. Acredito que entre outubro e novembro todos os adultos e idosos estarão imunizados”, revela o médico Reneé Oliveira.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3,1 milhões doses. Desse total, pouco mais 2 milhões de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 1,1 milhão já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU). Os boletins epidemiológicos mostram que 18,5 mil idosos com idade de 60 a 69 anos foram infectados pelo novo coronavírus em Alagoas e, desses, 1,4 mil não resistiram às complicações da doença. Estimativa do IBGE mostra que Alagoas tem 204,4 mil pessoas nessa faixa.

Relacionadas