Cidades
ANIMAIS RECEBEM BÊNÇÃO NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Dezenas de pessoas levaram seus bichinhos para celebração ontem à tarde na Igreja dos Capuchinhos


Nesta segunda-feira (4), dia dedicado a São Francisco de Assis, protetor dos animais, fiéis levaram seus bichinhos à igreja dos Capuchinhos, no bairro do Farol, em Maceió, para receber bençãos. Foi a primeira vez que o jornalista José Maurício levou seu shih tzu Thor, de apenas 1 ano, para ser abençoada na igreja. “A data de hoje é importante primeiramente pela figura de quem foi São Francisco, que ensina como nós somos responsáveis pelos animais. Mas também nos ensina como os animais fazem bem a quem cuida deles”, declara. Para ele a mensagem principal do dia de hoje é manter a conexão com Deus. “Quando nossa conexão com Deus é feita por uma criaturinha dessas, como o Thor, nos sentimos muito mais plenos”.
Conhecido como protetor dos animais e dos pobres, São Francisco de Assis é santo reconhecido pela Igreja Católica desde o século 13. “Para nós a importância de São Francisco, nosso pai fundador, aquele que encontrou em Cristo a razão de sua existência. A partir daí, toda sua vida foi amar a Deus e ao próximo dentro de toda dimensão do seu ser. São Francisco de Assis tinha uma sensibilidade extraordinária para com a natureza, e para com os animais. Então é tradição do dia de hoje abençoar os animais, as criaturas de Deus que ornam nossa vida”, explicou frei Hélio.
Candice e Juliana levaram suas duas cachorrinhas, Luna e Lua, para receber a benção. “É a segunda vez que trazemos a Luna. Ano passado, quando ela veio, tinha apenas dois meses, ainda tava de colo. Mas é a primeira vez da Lua aqui”. Juliana diz que sente a necessidade de levar seus animais para serem abençoados, assim como elas também. “Ele que nos deixou grandes lições, temos que valorizar essa data e participar”, afirma. O delegado Leonam Pinheiro também esteve na celebração. “É importante darmos ainda mais visibilidade para os animais, que também são seres vivos, mas infelizmente na nossa sociedade ainda não são enxergados como tal. Essa data tem uma simbologia importante não só religiosa como também cultural e social”, pontua. A celebração começou por volta das 16h e seguiu os protocolos de higiene exigidos por conta da Covid-19, como o uso de máscara por parte dos fiéis e dos frades.