loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Padroeira

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA SERÁ CELEBRADO COM MISSAS E CARREATA

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil, santa reverenciada pelos católicos e respeitada por outras religiões – será homenageada no dia 12 de outubro. A data, que é feriado nacional e terá uma programação de missas, novenas e carreata, começou a ser comemorada em Maceió bem antes, ainda no início do mês. As missas acontecem na área externa da paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Inocoop, no bairro Cidade Universitária, a partir das 8h30. À tarde, 16 horas, o coral Santa Terezinha se apresentará e, em seguida, carreata com a imagem da santa. “Dia 12 de outubro é o dia da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Para os fiéis, é uma data em que é possível voltar o olhar à Mãe de Jesus e realizar alguns pedidos de graças, confiantes em sua intercessão. A única paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Maceió fica no Conjunto Inocoop, localizado na Cidade Universitária, em nossa capital. Inúmeras pessoas celebram nove dias de preparação e ao chegar a festa principal vão à Igreja em súplicas ou agradecimento pelas graças tão almejadas”, explica o padre Rodrigo Rios, pároco da igreja de Nossa Senhora Aparecida. Nesta sexta-feira (8), haverá programação até as 19 horas – na chamada noite dos colégios, professores, alunos e universitários, terço mariano no fim da tarde, novena e missa na paróquia do Inocoop. Já no sábado (9), ocorre a Noite dos Movimentos Marianos, com terço dos homens e mulheres, legião de Maria, Mãe Rainha e mães que oram pelos filhos, finalizando com novena às 19h30 e missa no Eustáquio Gomes. “A Imaculada Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil e é venerada por católicos. Ela é a virgem Aparecida, a virgem das Dores, que são prerrogativas de nossa senhora. Esse título tem uma ligação com a Princesa Isabel, por sinal a coroa da virgem da Aparecida foi feita com as joias da Princesa Isabel, que declarou a libertação dos negros. A imagem sai de um rio de correnteza, isso é algo milagroso”, explica o vigário da paróquia de São Pedro, Ernesto Amyntas Cavalcante. No domingo, seguindo ainda a programação do Dia de Nossa Senhora Aparecida, ocorre a Noite das Vocações: Humildes Servos da Rainha do Amor, Nova Jericó, Ranquines, Trindade Santa, Shalom, Doce Mãe de Deus, O Caminho, Religiosas Instituição Cristã. Às 7 terá a Santa Missa, com novena no fim da tarde. A apresentação será do Coral Vozes do Carmo de Colônia de Leopoldina.

“Em 1717 uma Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi descoberta no Rio Paraíba, em São Paulo, por três pescadores. Primeiro, na rede apareceu o corpo da imagem e num segundo momento, a cabeça. O achado foi seguido de um evento diferenciado: após tantas tentativa infrutíferas, conseguiram pescar tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto. Começaram a chamar aquela santa de “Aparecida” e logo a devoção ganhou proporções grandiosas, a ponto de se tornar a padroeira do Brasil”, acrescenta o padre Rodrigo Rios.

Na segunda-feira, 11 de outubro, será a vez das noites das comunidades da paróquia: São Padre Pio, N. Sra. das Dores, Santo Antônio, Santuário do Coração Eucarístico de Jesus. Além dos terços às 16h30 e 17 horas, Santa Missa às 19 horas e novena às 19h30, com apresentação do Ministério dos Homens do Terço.

Relacionadas