loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Regionalismo

DIA DO NORDESTINO CELEBRA CULTURA E DIVERSIDADE DA REGIÃO

Data é uma homenagem ao centenário do poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
O Nordeste é conhecido pelas belas paisagens naturais, culinária, musicalidade e danças
O Nordeste é conhecido pelas belas paisagens naturais, culinária, musicalidade e danças -

É comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino. Oficializado pela Lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos do país, depois do próprio nordeste. A data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002). Celebrada anualmente, o Dia do Nordestino representa uma homenagem a toda cultura e diversidade folclórica típica da região, formado por nove estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Nordeste é conhecido pelas belas paisagens naturais, culinária, musicalidade, danças, artesanato, povo alegre e acolhedor, que atrai turistas de todo país e do exterior. “Aproveitando a deixa de Euclides da Cunha, o nordestino é antes de tudo um forte. Do Litoral ao Sertão, sua têmpera, coragem, capacidade de resistência faz da mulher e do homem desta região um brasileiro no sentido mais genuíno da palavra” destaca a historiadora Carmen Lúcia Dantas. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. “O Dia do Nordestino já é, por importância, homenagem a um dos grandes poetas do Nordeste, que é Patativa do Assaré. por meio de suas poesias tão correspondentes à realidade do povo, a gente entende o quanto o nordestino merece devida atenção, tanto pela sua história de lutas, quanto pelo presente que temos, de trabalho, valores e belezas. O povo nordestino e sua cultura merecem ser muito mais aplaudidos, porque foi do Nordeste que o Brasil nasceu, cresceu, escreveu sua história” ressalta Fidellis, sanfoneiro e cantor Alagoano. Para o mestre artesão Arlindo Monteiro, é um dia natural como qualquer outro. E um dia de trabalho, poucas pessoas lembram da data.

“Só vejo sentido no Dia do Nordestino se tiver o dia dos brasileiros das demais regiões. Por que o nordestino é brasileiro do mesmo jeito que os demais nascidos neste país. Destacar só o nordestino tem, para mim, uma conotação preconceituosa. E nós não precisamos de “distinções” dessa natureza” falou Carmen Lúcia Dantas.

Segundo Arlindo Monteiro, apensar da data celebrar o povo nordestino e toda sua cultura, falta reconhecimento. “ A gente é mais valorizado pelo povo de fora do que pelos daqui da região” disse. Arlindo é mestre artesão a 47 anos. O escultor teve sua arte usada na abertura da novela “A cor do Pecado”, da Rede Globo, em 2004. Algumas personalidades nordestinas ficaram marcadas na história do Brasil e estão entre os destaques da região celebrados hoje no País:

Ariano Suassuna (1927-2014), escritor, poeta, dramaturgo e professor, nasceu no estado da Paraíba. Sua obra-prima “O Auto da Compadecida” foi transformada em um filme de grande sucesso.

Luiz Gonzaga (1912-1989), cantor e compositor, nasceu no estado de Pernambuco. O “Rei do Baião”, como era conhecido, é um dos maiores nomes da música popular e nordestina.

Marechal Deodoro na Fonseca (1827-1892), proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, nasceu no estado de Alagoas.

Maria da Penha Maia Fernandes (1945), ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992) nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano.

Paulo Freire (1921-1997), educador e escritor, nasceu no estado de Pernambuco. Através da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, foi declarado patrono da Educação brasileira.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Relacionadas