Finados
FAMÍLIAS ANTECIPAM VISITA PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO
.
Com o arrefecimento da pandemia, o maceioense vai poder visitar os cemitérios no feriado de Dia de Finados, nesta terça-feira (2), e prestar as suas homenagens aos seus entes queridos. No entanto, tando a população quanto as coordenações dos campos santos da cidade tem procurado a melhor forma para realizar a data sem nenhum risco à saúde.
Cristiane Silva, que visita a mãe e a filha no cemitério da Piedade, no bairro do Prado, todos os anos, adiantou as homenagens para a segunda-feira (1º), segundo ela para evitar aglomerações. “Amanhã [terça] é muita gente, vim hoje para evitar. Aglomeração demais. Ano passado também não deixamos de vir, mas também em outra data”, relata.
Ainda assim, segundo Jonathan da Silva, funcionário do cemitério, a tendência nos anos anteriores era de mais movimento, já nos dias anteriores ao feriado. “Ano passado, no dia do feriado, ninguém entrou. Esse ano ainda tá divagar o movimento, para o dia deve crescer mais”, conta.
Para os cemitérios públicos da capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou ações para reparos e pintura dos oito cemitérios da cidade. As ações envolveram capinação, limpeza, conserto de calçadas e meio fio, além de pinturas dos espaços.
A prefeitura orienta que o uso de máscara permanece obrigatório e que haverá aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel na entrada dos cemitérios.
Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz o horário de funcionamento será de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Somente no cemitério Santo Antônio, em Bebedouro, anteriormente fechado devido ao afundamento do bairro, é preciso programar a visita. O horário de funcionamento do campo-santo também será reduzido, sendo das 8h às 16h. O cidadão deve entrar em contato através do número (82) 98222-7748, via ligação ou WhatsApp, e o tempo máximo de permanência dentro do cemitério será de uma hora.
Na rede privada, Cristiane Silva, representante do Campo Santo Parque das Flores, que já chegou a receber mais de 40 mil visitas em anos anteriores, conta que devido à pandemia ainda não há uma estimativa clara para esse número, e que os eventos, realizados nesse momento do ano, também não ocorrerão.
“As visitas já tiveram início desde o sábado, e acredito que as pessoas evitaram aglomerações e as visitas se diluirão por esses dias. Missa e palestras, que realizamos aqui presencialmente, serão realizados pelo Youtube esse ano. Presencialmente, a floricultura e a cafeteria estarão funcionando e apenas estaremos abertos para as visitações. Nas dependências, o uso de máscara e álcool em gel seguem sendo exigidos”, ressalta. Como um esforço de também evitar o acúmulo de pessoas, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, orientou ao clero arquidiocesano a não realizar missas nos cemitérios da cidade. As celebrações, próprias do feriado, em memória às almas dos falecidos, só são recomendadas nas igrejas ou campais. As paróquias seguem cada uma a sua programação própria, com vários horários de missa ao longo de todo o dia.