Cidades
AL É PENÚLTIMO DO NORDESTE E 20º DO PAÍS EM VACINAÇÃO CONTRA COVID
Percentual de pessoas imunizadas com 2ª dose ou dose única não chega a 49% da população no Estado

Na corrida para alcançar a imunização completa de toda a população, Alagoas amarga o penúltimo lugar do Nordeste e o 20º no país, no ranking de vacinação contra a Covid-19, onde o percentual de pessoas imunizadas com a segunda dose ou a dose única não chega a 49%, uma porcentagem equivalente a 1.634.432 dos alagoanos. Os dados são provenientes do consórcio dos veículos de imprensa, em parceria com as Secretarias estaduais de Saúde. Em Maceió, a vacinação está bem mais adiantada, chegando a 75,4% da população adulta com a segunda dose ou a vacina de dose única.
Com menos da metade da população do Estado imunizada, Alagoas (48,57%) fica à frente somente do Maranhão. No Nordeste, os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe ocupam os primeiros lugares no ranking, com os seguintes números: 58,13% (CE), 54,92% (RN) e 54.65% (SE). Ainda quando comparado aos demais Estados brasileiros, Alagoas está na 20ª posição.
Para que a imunização contra o novo coronavírus se torne totalmente eficaz, é preciso que a segunda dose seja tomada por um percentual superior. O infectologista Fernando Maia explica sobre a importância das duas doses da vacina.
“Enquanto as pessoas não se vacinarem, o que vai acontecer? O vírus vai continuar passando de pessoa para pessoa e sofre mutações, onde essas mutações podem não significar nada ou podem trazer novas características ao vírus. Por exemplo, a famosa variante delta, ela torna o vírus muito mais transmissível do que as outras (variantes), então é importante que as pessoas se vacinem”.
Ainda segundo dados do consórcio de imprensa, 77,66% de doses dos imunizantes repassados ao Estado já foram usados. A falta da imunização completa tem preocupado as autoridades, uma vez que países da Europa, como Áustria e Holanda, voltaram a ter um aumento de casos de novos contágios pelo coronavírus, principalmente entre os não vacinados.
Em uma contagem feita pela agência de notícias Reuters, somente na semana passada, o continente europeu respondeu por mais da metade da média mundial de infecções. Ontem, o Ministério da Saúde (MS) enviou a Alagoas mais de 108 mil doses de imunizantes. A vacina tem sido o principal caminho para combater o vírus, assim como medidas de prevenção não farmacológicas, como uso da máscara em locais fechados e nos transportes públicos, o distanciamento e a higienização das mãos.