Cidades
EM ALAGOAS, 26,4% FALTARAM ÀS PROVAS NO SEGUNDO DIA DO ENEM
Dos 50.060 inscritos no exame físico, 13.233 faltaram às provas de Matemática e de Ciências da Natureza


No domingo (28), segundo dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos 50.060 inscritos à prova física em Alagoas 13.233 ou 26,4% faltaram às provas de Matemática e de Ciências da Natureza. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em relação ao Enem Digital, a abstenção foi de 46,6%, que representa 562 dos 1.206 inscritos. A última etapa ocorreu dentro do esperado, sem graves problemas, avalia o coordenador do Enem, Ademir Oliveira.
“Com exceção da chuva forte em Arapiraca e Girau do Ponciano, que causou transtorno para quem fez prova na versão digital o resto foi tranquilo. Tivemos pouquíssimos problemas, nem mesmo aqueles referentes ao aparelho celular ou candidatos que chegaram atrasados ou de erro na apresentação de documentos”, explica o coordenador do Enem em Alagoas, Ademir Oliveira.
Os gabaritos estarão disponíveis na próxima quarta-feira (1), com resultados previsto para 11 de fevereiro. No primeiro dia de provas (21), candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação.
“Achei a prova desse ano um pouco mais difícil que do ano passado, mas não houve nenhuma surpresa. Tudo dentro do esperado. Quem estudou conseguiu fazer uma boa prova”, avalia Jaguar, que dá aulas de Matemática desde 2007. Para quem fez as provas de olho numa vaga no ensino superior, a sensação é de alívio, mas também de ansiedade.
Esse é o caso da estudante Letícia Leite, de 17 anos. “Fiquei um pouco insegura na redação, mas depois de ler com calma o que escrevi deu para ficar um pouco mais aliviada. Achei o primeiro dia de provas mais difícil. Ontem (no domingo) achei melhor, até porque me identifico mais com as matérias”, explica Letícia, que tentará uma vaga para Fisioterapia ou Educação Física.
Na primeira fase, Alagoas registrou 22,8% de faltosos na versão impressa (11,3 mil) e de 42% (507) na digital, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Do total de inscritos que puderam realizar as provas no estado – 51,2 mil – pouco mais de 50 mil escolheram a versão impressa e 1,2 mil a versão digital do Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados do Enem serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022, segundo o Ministério da Educação.