loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

NA PANDEMIA, HELVIO AUTO REGISTRA AUMENTO DE CASOS GRAVES DE AIDS

Dentro das ações do Dezembro Vermelho, hospital fará testagem para detectar HIV/Aids hoje das 8h às 12h

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem NA PANDEMIA, HELVIO AUTO REGISTRA AUMENTO DE CASOS GRAVES DE AIDS
-

Nos últimos meses, profissionais do Hospital Helvio Auto estão identificando a chegada de pacientes graves com Aids às internações, o que pode ter se agravado após o pico da pandemia de Covid-19, uma vez que muitas pessoas procuraram os serviços básicos de saúde com sintomas facilmente confundidos com Covid-19, mas não foram corretamente diagnosticados como HIV/Aids.

Diante deste quadro, para alertar a população, o hospital irá oferecer testes abertos à população para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a Aids, e acontecerá hoje, das 8h às 12h.

“Pacientes estão chegando ao HEHA com diagnóstico recente e já com sintomas graves de Aids, não só com a infecção do HIV, mas com a Aids já instalada. Muita gente não procurou os serviços de saúde para fazer o teste durante a pandemia. Os que procuraram apresentavam fraqueza, dores no corpo, tosse, febre e tudo isso pode ser confundido com sintomas da Covid-19, o que dificultou o diagnóstico, uma vez que a pandemia alterou a triagem de rotina para o HIV nos serviços básicos de saúde”, explicou Lygia Antas, coordenadora do ambulatório de HIV/Aids do Hospital Helvio Auto.

De janeiro a dezembro de 2020, foram identificados 317 novos casos de HIV/Aids só no Hospital Escola Dr. Helvio Auto. Este ano, de janeiro a novembro de 2021, já foram contabilizados 303 casos que, dependendo da gravidade, são encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação. Além do tratamento ambulatorial, no Hélvio Auto é realizada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco.

TESTAGEM

Para fazer os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do hospital fará as orientações pré e pós-testes e efetuará o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos. Após a testagem, o cidadão será encaminhado para sala de espera para acolhimento e aconselhamento individual com a equipe de Psicologia. Aos que forem diagnosticados, a primeira consulta médica já é realizada em seguida. Atualmente, mais de 2.700 pacientes provenientes de todo o Estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto.

Relacionadas