app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cidades Maceió, 06 de dezembro de 2021 
Movimentação no HGE, após uma mudança de classificação de risco implementada no hospital geral. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

USUÁRIOS RECLAMAM DE UPAs LOTADAS COM MUDANÇA DE ATENDIMENTO NO HGE

Desde que HGE passou a atender só emergência, pacientes de urgência são encaminhados para UPAS, que ficam lotadas

Por regina carvalho | Edição do dia 07/12/2021 - Matéria atualizada em 07/12/2021 às 04h00

/Maceió, 06 de dezembro de 2021
Movimentação na UPA do Trapiche, após mudança de classificação de risco implementada no hospital geral do Estado. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 06 de dezembro de 2021 
Movimentação no HGE, após uma mudança de classificação de risco implementada no hospital geral. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

O atendimento de casos de urgência e emergência, que já era crítico em Alagoas, piorou depois que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou a mudança do perfil de atendimento do Hospital Geral do Estado (HGE). Com mais pacientes, incluindo agora os que foram recusados pelo HGE, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficaram sobrecarregadas e passaram a ser motivo de reclamação e denúncia de usuários. A reportagem da Gazeta de Alagoas esteve no HGE e nas UPAs do Trapiche da Barra e do Jacintinho, em Maceió, onde ouviu o desabafo de quem aguardava atendimento. Um deles de Rosicleide Silva, moradora do Benedito Bentes, que acompanhou o marido (hipertenso e diabético) até a UPA do Trapiche, depois de ter sido rejeitado e encaminhado pelo HGE. “Tem mais de 15 dias que ele está sentindo dor no peito, no ombro e nas costas. Fomos três vezes à UPA do Benedito Bentes e como ele não melhorou, resolvemos ir ao HGE, que mandou a gente para cá. É muito desrespeito”, lamenta dona Rosicleide. Na UPA do Jacintinho, Márcia Ana Pimentel aguardava atendimento. Ela disse que está com sintomas de Covid-19 há dias, mesmo assim aguardava atendimento havia um bom tempo. O aposentado Aldemir da Silva comentou que está revoltado. Levou a cunhada à UPA do Jacintinho às 10h23 de segunda-feira (6) e às 15h24 ainda não tinha conseguido atendimento. “Ela tem pressão alta. Passou mal e viemos para cá, mas até agora, nada. É muito revoltante. Ninguém pode nem entrar aí, não sabemos se a pessoa está bem”, declarou. Outra que aguardava atendimento para um parente era Cléa Soares. A filha dela tinha passado muito mal antes de se dirigir ao local. “Ela tava sentindo uma agonia na cabeça e viemos para cá. Estou preocupada porque ela fez uma cirurgia na coluna há pouco tempo”, disse.

No fim de semana a situação das UPAs se agravou. “Trouxe minha vó de Viçosa. Levamos para a UPA do Tabuleiro do Martins, que liberou e mandou ela voltar. Mas ela piorou. Fomos três vezes nessa UPA, até que mandaram aqui para o HGE, somente depois que fizeram um eletrocardiograma e viram o coração dela acelerado. Ela tem 82 anos”, conta.

O HGE, maior unidade de atendimento de emergência em Alagoas, anunciou a mudança em seu perfil de atendimento e agora só recebe pacientes que apresentem casos de emergência. Com isso, a Sesau fez um alerta para a população sobre em quais situações deve procurar o HGE e os demais casos, entendidos como de urgência, devem ser encaminhados para as UPAs. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sesau e da UPA do Trapiche (que informaram ainda não ter feito um levantamento), mas não obteve as respostas até o momento do fechamento da matéria. A UPA do Jacintinho também é de responsabilidade da Sesau.

Mais matérias
desta edição