loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Feriado

FIÉIS CELEBRAM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E IEMANJÁ EM ALAGOAS

Dia de Nossa Senhora da Conceição celebra concepção de Jesus por Maria sem mácula do pecado original

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Adeptos de religiões de matrizes africanas também celebram nesta quarta o dia de Iemanjá
Adeptos de religiões de matrizes africanas também celebram nesta quarta o dia de Iemanjá -

Católicos comemoram, nesta quarta-feira (8), o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Algumas Paróquias do estado e diversas comunidades da Arquidiocese da capital vão contar com uma programação especial para celebrar a data, com carreatas e procissões, porém, com todos os cuidados, devido ao risco de contágio pela Covid-19, e pela nova variante, a Ômicron. Os fiéis, por sua vez, são orientados a não descuidar das ações para evitar o contágio pelo vírus, pois ainda vivemos em tempo pandêmico, reforçou a Arquidiocese de Maceió. O Dia de Nossa Senhora da Conceição celebra a concepção de Jesus por Maria sem a mácula do pecado original. Por este motivo, a santa também é chamada de Imaculada Conceição. A festa católica faz parte do calendário litúrgico desde 1477 e, em 1854, foi definida como dogma da Igreja. Adeptos de religiões de matrizes africanas também celebram, nesta quarta, o orixá africano Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Neste ano, devido à pandemia, as festas serão adaptadas, principalmente na Praia de Pajuçara, que recebe inúmeras pessoas. Para evitar aglomerações, foi orientado aos terreiros que poucas pessoas de cada grupo levem as homenagens para a praia e que haja a celebração em pontos espalhados da orla. Veja a seguir a programação para paróquias, cidades e comunidades de Alagoas:

RIO LARGO

Rio Largo celebra a padroeira marcando a data de 80 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que iniciou o novenário dia 27 de novembro e encerrará no dia 08 de dezembro, solenemente. Na solenidade, nesta quarta, terá alvorada de fogos e solene Ofício. A missa solene acontece de 6h às 09h; já às 12h acontecerá uma queima de fogos; 15h a Santa Missa de encerramento da festa e, às 16h, a procissão da Padroeira.

MARECHAL DEODORO

A cidade de Marechal Deodoro, também celebra a festa da padroeira. Este ano o tema é São José acolheu a Virgem Maria em sua casa (Mt 1,24)”. O novenário iniciou dia 29 de novembro e segue até 8 de dezembro. Nesta quarta acontece, às 9h, a Santa Missa Solene; às 16h a Procissão pelas principais ruas da cidade e, às 19h, a Santa Missa de encerramento da festa.

CHÃ PRETA

A festa na cidade de Chã Preta já começou. Desde o dia 28 de novembro a Paróquia celebra sua Padroeira com novena às 19h e Missa às 19h30. No dia Solene da Imaculada Conceição, a programação acontecerá com alvorada festiva e repique dos sinos, e ofício da Imaculada, a partir das 6h. Já por volta das 16h, acontecerá uma procissão pelas ruas da cidade. Ao final está marcada uma Missa Solene na igreja matriz.

BARRA DE S. ANTÔNIO

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, na cidade de Barra de Santo Antônio, celebra sua padroeira desde o dia 29 de novembro e concluirá no dia 08 de dezembro, com a solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

PASSO DO CAMARAGIBE

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Passo do Camaragibe, celebra sua padroeira desde o dia 28 de novembro. O novenário segue até o dia 09 de dezembro.

ATALAIA

A paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Atalaia, também está em festa. Com o tema “Eis aí a tua mãe, filho”, desde o dia 28 de novembro se celebra o novenário, com programação diária. Nesta quarta, a programação terá alvorada às 06h; Hora da Graça, às 12h; Santa Missa Solene, às 16h, e, em seguida, a procissão.

CAPELA

A cidade de Capela celebra sua padroeira desde o dia 28 de novembro. Na programação diária até o dia 07, consta: 19h a novena e, às 19h30, a Santa Missa. No dia solene da Imaculada, programação conta com alvorada de fogos e repique dos sinos de 06h; às 06h30 o Ofício da Imaculada e às 10h, a Santa Missa solene. Na parte da tarde, às 16h, acontecerá a carreata, e 19h a bênção do Santíssimo Sacramento. Já no dia 09 acontece a cerimônia para a subida da imagem da Padroeira, marcada para começar às 10h. Logo em seguida acontece a Santa Missa.

JUNDIÁ

A quase paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Jundiá, celebra sua padroeira com o tem: “Maria é a Virgem que conceberá e dará à luz um filho cujo nome será Emanuel”. A programação diária conta com a Santa Missa, às 19h30, e no dia 08 de dezembro, uma programação especial: aurora festiva, às 06h; Ofício da Imaculada, às 07h; Batizados, às 10h; e a Celebração Eucarística, às 16h. No final, acontecerá uma Procissão pelas ruas da cidade.

Relacionadas