loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ALAGOAS TERÁ VERÃO DE ALTAS TEMPERATURAS DO SERTÃO AO LITORAL

Maior volume de chuvas é esperado para a região litorânea; no Sertão, temperatura média deve chegar aos 39 graus, aponta meteorologia

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ALAGOAS TERÁ VERÃO DE ALTAS TEMPERATURAS DO SERTÃO AO LITORAL
-

O verão só começa na próxima terça-feira (21), mas o termômetro já prenuncia temperaturas elevadas para a próxima estação em Alagoas. A meteorologia prevê média de 32graus no litoral, podendo chegar aos 39° no Sertão. As chuvas de maior intensidade são esperadas para o litoral.

“Há duas situações que provocam chuva de verão na região – o vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan), caracterizado por circulações horárias provocadas por calor e altas temperaturas, onde o litoral registra bastante chuva, seguida, em alguns casos, de raios e trovões. A outra situação são os CCMs – complexos convectivos de mesoescala –, que também têm como caraterística fundamental a temperatura elevada, seguida de umidade igualmente elevada, principalmente no final da tarde na região”, explica o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Henrique Mendonça.

Ele lembra que apesar de ter em comum com o litoral as altas temperaturas, o verão no Sertão e Agreste tem predominância de trovoadas. “Já houve ocorrências em Arapiraca, semanas atrás, que têm o mesmo princípio -– umidade e temperatura altas no final da tarde. São situações típicas para esta época do ano”, explica o meteorologista.

Henrique Mendonça ressalta que as chuvas registradas em Maceió nos últimos dias também são típicas do período e não apontam para grandes temporais. “Essas chuvas ocasionais que aconteceram são mais basicamente causadas pela termodinâmica da atmosfera – muito quente durante o dia e no final da noite, madrugada, tem aqueles resfriamentos térmicos e aí acontecem essas chuvas ocasionais, mas nada significativo também. Basicamente é isso que esperamos para este período de verão aqui no Estado de Alagoas”, informa o meteorologista.

Relacionadas