De janeiro até ontem, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registrou 8,9 mil infrações por uso indevido da faixa azul nos trechos das avenidas Durval de Góes Monteiro (Tabuleiro do Martins), Fernandes Lima (Farol), Comendador Leão (Poço) e Dona Constança (Jatiúca), em Maceió.
A SMTT pede, em nota, a conscientização dos condutores para que respeitem o espaço prioritário para o transporte público e reforça que as fiscalizações acontecem diariamente pelo Núcleo de Operações Integradas (NOI). “Transitar pela faixa azul nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor flagrado trafegando indevidamente por este local é autuado no valor de R$ 88,38 e perde três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, informa trecho de nota da SMTT.
Segundo Patrick Calado, coordenador do Núcleo de Operação Integrado (NOI) da SMTT, as fiscalizações da Faixa Azul ocorrem por videomonitoramento e presencialmente. “Os dois trechos mais complicados, com mais ocorrências, são a Avenida Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima”, cita o coordenador, que acrescenta que as vias que permitem o sentido Centro registram mais ocorrências nos horários das 7h às 9 horas.
Também chamam a atenção pelo número de irregularidades o período do fim da tarde, especialmente em trechos que dão acesso à parte alta da cidade, quando normalmente o fluxo de veículos aumenta. A faixa azul foi implantada para dar maior agilidade no trânsito e destinada prioritariamente para a circulação do transporte público de passageiros, transporte escolar, táxis e veículos autorizados em serviço em dias úteis. Os dias e horários de proibição para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Já nos feriados e fins de semana a circulação dos demais veículos é liberada, de acordo com a SMTT.