Cidades
SESAU PEDE AO MS VACINAS CONTRA INFLUENZA

Com o aumento significativo dos casos de síndromes gripais nas unidades de saúde de Alagoas, o governo do Estado solicitou ao governo federal, em caráter de urgência, o envio de doses de vacina contra a Influenza. O documento de solicitação foi enviado ao secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz.
Foram pedidas 100.430 doses da vacina para viabilizar vacinação, em nível estadual, do público que compõe o grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
De acordo com o documento, toda a população a partir de seis meses de idade deve tomar a dose. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem alertado a população para o aumento de casos de pessoas gripadas em Alagoas e a importância de todos se vacinarem. A transmissão da H1N1 ou da H3N2 é semelhante à da Covid-19.
Trata-se de um vírus gripal com alta transmissibilidade e os sintomas são bem parecidos. Além da vacinação, os principais meios para evitar a contaminação é tomar extremo cuidado com pessoas doentes, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e continuar usando máscaras, já utilizadas para a prevenção contra a Covid-19.